Comunicação

Editora Santuário lança livros sobre comunicação pastoral

Três publicações de especialistas mostram a realidade em traduzir a Palavra de Deus nos mais diversos meios

Escrito por Alberto Andrade

19 JUL 2024 - 14H42 (Atualizada em 19 JUL 2024 - 16H37)

Pascom Brasil

Como você conferiu aqui no A12, 900 participantes de todo o Brasil estiveram em Aparecida (SP) do 8º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil) e tiveram conferências e atividades diversas, como seminários, oficinas e workshops em torno do tema principal do encontro, “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”. 

No evento, a Editora Santuário fez o lançamento de uma coleção de três livros sobre a comunicação pastoral, que oferece aos agentes da Pascom e às demais pessoas, de alguma forma envolvidas nessa atividade, subsídios de formação, informação, planejamento e orientações práticas para o desenvolvimento de seu trabalho pastoral.

Neste link você confere mais informações para adquirir esta coleção. Confira!

A Missão do Agente da Pastoral da Comunicação

Editora Santuário
Editora Santuário


A obra mostra que o agente da Pastoral da Comunicação não é um mero comunicador, técnico que transmite informações, mas um evangelizador que utiliza dos meios de comunicação para transmitir a Boa Nova.

“Tudo o que se encontra no livro é o que eu gostaria de dizer pessoalmente, como bispo referencial para a Comunicação, a cada agente de pastoral da Pascom.

É uma pequena contribuição para levar o Agente de Pastoral a aprofundar a sua identidade e missão na Igreja.

Isto é, ajudá-lo a compreender que a sua ação na Igreja não é um simples trabalho voluntário, mas é um 'chamado' de Deus a uma 'missão', que nasce do compromisso batismal.

Ele é chamado a assumir um estilo cristão no mundo, tendo como referência 'Jesus Comunicador', de modo particular, na cultura da comunicação, com todos os desafios do nosso tempo”, disse o autor do livro, Dom Valdir José de Castro, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Pastoral da Comunicação em Chave Sinodal

Editora Santuário
Editora Santuário


Esta publicação apresenta os principais elementos da estruturação e organização da Pastoral da Comunicação (PASCOM), em âmbito paroquial, diocesano, regional e nacional, dentro de uma perspectiva sinodal da Igreja, à luz do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (DCIB).

O livro oferece informações práticas para a organização da PASCOM e materiais para aprofundamento.

O autor Marcus Tullius, que foi coordenador-geral da Pascom Brasil nos últimos seis anos, falou ao A12 sobre a riqueza desta leitura para cada comunicador católico a partir do processo sinodal.

“A escuta deve ser uma atitude permanente na nossa prática pastoral. Podemos correr o risco de torná-la apenas uma obrigação, devido ao processo do sínodo, mas a escuta está na base dos processos eclesiais e, pela própria natureza, comunicativos.

É muito interessante quando o Papa Francisco dedica uma mensagem aos comunicadores, em 2022, para falar sobre a escuta. Talvez nós tenhamos nos desacostumado de escutar na Igreja, reduzindo o processo de comunicação apenas à fala ou a pregação.

Procurei recuperar um caminho de compreensão do processo comunicativo da escuta para gerar comunhão, participação e missão. Estes são os três pilares do sínodo sobre sinodalidade e estão intrinsecamente ligados à comunicação. Especialmente os agentes da Pascom, devem ser os primeiros a cultivar e a testemunhar a escuta no ambiente eclesial. Só conseguiremos caminhar juntos, de verdade, se reaprendermos a nos escutar mutuamente.

Se queremos caminhar juntos, escutar é condição. Não é só uma escuta superficial, ou uma espécie de ouvidoria, mas é a escuta profunda, que acolhe o outro e o abraça! A escuta gera frutos preciosos como o diálogo. Não se dialoga se não sabe escutar. Portanto, nossos processos pastorais serão mais potentes quando redescobrirmos o valor da escuta e o colocarmos como essencial em nossas comunidades”.

Missionários no Ambiente Digital

Editora Santuário
Editora Santuário

O livro apresenta uma reflexão sobre a presença da Igreja dentro da internet e das redes sociais, trazendo os principais desafios e perspectivas para a evangelização dentro desse cenário.

A obra oferece luzes para trilhar esses novos caminhos missionários, alertando sobre os falsos missionários digitais, que propagam uma fé descontextualizada da realidade.

“A publicação traz aí uma leitura bem simples, ele é pequeno, de poucas páginas, mas tenta passar um pouco esses principais temas. Com a leitura, podemos entender a transformação que a própria cultura digital está trazendo para a prática da Igreja.

Uma parte do livro é um debate que reflete um pouco sobre os documentos do próprio Sínodo desde o início, quando ele foi convocado lá em 2021 pelo Papa Francisco. E já foram produzidos vários documentos nas várias fases do Sínodo.

O próprio Jesus ressuscitado sai em missão ao encontro dos dois discípulos de Emaús, que estão indo embora decepcionados porque, enfim, Jesus havia morrido na cruz.

Então eu pego os quatro principais gestos de Jesus nesse Evangelho, que é o encontro, a escuta, o diálogo e o testemunho como passos bem concretos que podem ser dados também nos ambientes digitais, disse o jornalista e mestre e doutor em Ciências da Comunicação Moisés Sbardelotto, autor deste livro.


Confira como foi o Encontro Nacional da Pascom em Aparecida


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...