Comunicação

Encontro de Missionários Digitais será realizado em Aparecida

CNBB promove primeira partilha sinodal entre a Igreja do Brasil e evangelizadores das redes sociais

Escrito por Alberto Andrade

10 JUL 2024 - 16H05 (Atualizada em 11 JUL 2024 - 10H29)

Shutterstock

As Comissões para a Comunicação Social e da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promovem o 1º Encontro Nacional de Missionários Digitais no Brasil, numa parceria com diversos evangelizadores e também a Pascom Brasil.

Leia MaisEvangelização 4.0: como a tecnologia pode levar adiante a missão de JesusO encontro será realizado neste sábado (13), das 9h às 18h, no Santuário Nacional de Aparecida, e terá como tema “Lançai vossas Redes”, inspirado no Evangelho de Lucas (Lc 5,4) e lema “Do like ao Amém”, se tornando um marco importante para a comunhão e sinodalidade da missão digital no país.

A proposta do evento é um primeiro encontro, uma aproximação para a gente construir um processo de forma conjunta, enquanto missionários que já atuam no campo digital junto à Comissão para Comunicação da CNBB.

A partir desse encontro, queremos selar essa comunhão como cristãos evangelizadores, pessoas que buscam o Evangelho com esta ferramenta tão importante que temos, que são as redes sociais! Nós estamos vivendo um momento muito especial da Igreja, sendo a convocação do Papa Francisco para vivermos a sinodalidade. Isso é uma atitude que parte de cada um de nós para somarmos forças e busquemos a unidade em Cristo Jesus para viver a comunhão entre nós, disse Dom Amilton Manoel da Silva, referencial para os Missionários Digitais na CNBB.

No mundo atual, o cenário digital oferece uma oportunidade favorável para que a rapidez da Palavra de Deus e a urgência na construção do Reino leve às pessoas a saírem do comodismo, da apatia e busquem encantar-se por Jesus Cristo e pela força do Evangelho.

Vatican Media
Vatican Media


Momentos de fé, partilha e sinodalidade

Neste primeiro encontro em Aparecida haverá a celebração eucarística e um momento mariano, um ciclo de palestras com Dom Amilton, que falará sobre o comunicador como peregrino da esperança, em sintonia com o Jubileu que toda a Igreja celebrará em 2025. Também estará presente o Secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, que irá orientar os missionários sobre o processo de escuta sinodal com os participantes.

Assim como no Sínodo dos Bispos em 2023 e a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil neste ano, no Encontro de Missionários Digitais haverá a “Conversa no Espírito”, um momento de escuta e partilha em caminhar de forma conjunta, em mesas redondas, assim construindo propostas conjuntas para a missão de cada evangelizador.

A Comissão para a Comunicação Social da CNBB informou que para este primeiro encontro um número pequeno de Missionários Digitais foi convidado, contudo, lembra que encontros futuros estão sendo planejados para ampliar a participação, a comunhão e a missão entre todas as pessoas que evangelizam no espaço digital.

“Por isso, esse encontro visa crescer na unidade ou na sinodalidade, buscando uma comunhão maior entre pastores e evangelizadores ou pastores e batizados, buscando somar forças e colocar os dons realmente a serviço da vida”, finaliza Dom Amilton.

Em entrevista ao A12, o criador de conteúdo católico Emílio Parmegiani fala da alegria em ser convidado para o evento: 

“Recebi esse convite da CNBB há um mês, mais ou menos, e é uma alegria muito grande poder fazer parte do primeiro encontro que vai reunir os maiores missionários digitais do Brasil, o pessoal que tem um trabalho de evangelização nas redes sociais, que eu tenho certeza que está crescendo e alcança muitas almas. Com esse apostolado, várias pessoas estarão presentes, e eu vou ter a graça também de estar presente nesse primeiro encontro”.

Emílio também falou da sinodalidade que a Igreja promove ao reunir os missionários digitais.

“Creio que será um dia de muita partilha, muita troca de experiências, para nós crescermos ainda mais nesse meio de evangelização que está crescendo, que são as redes sociais. Nós precisamos ser cristãos em todos os lugares, e as redes sociais são a mesma coisa; nós precisamos evangelizar lá também”.


Livro da Editora Ideias e Letras apresenta as oportunidades da evangelização digital

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...