Comunicação

Evangelização digital com ética e responsabilidade

Alinhar a comunicação online aos valores cristãos fortalece a dignidade humana

Escrito por Rhanna Felicio

05 NOV 2024 - 14H58 (Atualizada em 05 NOV 2024 - 16H01)

godongphoto / Shutterstock

A internet hoje é uma grande porta para espalhar a mensagem de Deus. Mas quem cuida da comunicação da Igreja precisa lembrar que cada postagem, cada palavra, deve refletir os valores da fé cristã.

A missão da Pastoral da Comunicação (PASCOM) é justamente essa: levar a Palavra de Deus com verdade e responsabilidade, e sempre com respeito por cada pessoa que se encontra do outro lado da tela.

A Igreja ensina que também a internet deve ser um espaço aberto a todos, onde cada pessoa se sinta acolhida e respeitada. Nessa convivência virtual, a nossa presença deve ser marcada pela compaixão e pelo testemunho cristão.

Uma comunicação baseada na verdade e no respeito à dignidade humana

Atualmente, nossa presença cristã no digital é ainda mais necessária, pois vivemos em uma sociedade onde, muitas vezes, a verdade é trocada por interesses comerciais, e a dignidade humana nem sempre é respeitada. Para nós, cristãos, é um compromisso alinhar nossa atuação on-line com os valores da Doutrina Social da Igreja, que incluem justiça, solidariedade e respeito.

Um cuidado importante é com as fake news e a desinformação. Compartilhar informações sem verificar é um erro que prejudica a convivência e a verdade. O Papa Francisco já alertou sobre o risco desse excesso de informações sem base real. A sabedoria não está na quantidade de notícias, mas na busca pelo que é verdadeiro e edificante.

Usar as palavras com cuidado e amor

Ao evangelizar pelo digital, é essencial que nossas palavras construam e não destruam. Como disse São Paulo na Carta aos Efésios, devemos falar o que é útil para edificar o outro. Isso significa compartilhar conteúdo que realmente ajude as pessoas a crescerem na fé e a se sentirem acolhidas.

Formação e aprendizado constantes são essenciais para todos e também para os agentes da Pascom, pois somente com conhecimento e amor a nossa comunicação refletirá a presença de Cristo e a ética que Ele nos ensina.

Que cada um de nós seja um instrumento de amor e verdade no ambiente digital, guiado sempre pelo exemplo de Cristo e pelos ensinamentos da Igreja!

.:: Dicas de ferramentas para melhorar a organização da PASCOM

Fonte: PASCOM

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rhanna Felicio, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...