Comunicação

"I.A. Católica" une a tecnologia à fé

Ferramenta de Inteligência Artificial desenvolvida no Brasil pode ser usada para formação e aprofundamento na Doutrina Católica

Escrito por Rhanna Felicio

20 SET 2024 - 16H28 (Atualizada em 20 SET 2024 - 17H00)

Shutterstock / R.bussarin

O uso da Inteligência Artificial (IA) ganha cada vez mais visibilidade na Igreja Católica.

Recentemente foi lançada a Catequista Virtual, uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial (I.A.) para oferecer respostas baseadas em fontes essenciais da fé, como a Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica, a Suma Teológica e o livro “A Fé Explicada”. 

A plataforma é voltada para a formação dos fiéis, oferecendo um espaço seguro para quem busca aprofundar seus conhecimentos na Doutrina Católica.

A Catequista Virtual foi idealizada por Luiz Vianna, engenheiro e especialista em IA, e Katia Matias, gestora de Marketing, ambos catequistas na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo (SP). Eles desenvolveram a ferramenta com o objetivo de unir fé e ciência, criando uma plataforma que ajuda os fiéis a responderem suas dúvidas com base em fontes confiáveis.

Leia MaisA PASCOM e a missão de evangelizar através da comunicaçãoA missão dos idiomas na evangelização global A importância da transparência e proteção de dados

Através de um chat interativo, os usuários podem perguntar sobre temas como a figura de Maria no catolicismo, e receber respostas diretamente do Catecismo da Igreja Católica, algo que difere dos sistemas tradicionais de IA, que frequentemente oferecem informações mais generalizadas e passíveis de erros.

Vianna explicou que o projeto nasceu da necessidade de oferecer uma ferramenta que fosse mais do que uma simples resposta automática, mas um verdadeiro suporte para o crescimento espiritual dos fiéis. A Lux Mundi Virtual, criadora da ferramenta, além do chat interativo também oferece cursos gratuitos e pagos sobre temas como educação dos filhos, teologia, doutrina cristã e vida nas virtudes.

“Queremos ser um auxílio para que as pessoas cresçam nas virtudes e na fé”, comentou Vianna, reforçando que a plataforma não substitui a vivência eclesial, mas complementa o aprendizado.

“Nossa missão é ser luz por meio da tecnologia, oferecendo um conteúdo seguro e fiel aos ensinamentos da Igreja”, afirmou Katia Matias, que participou do desenvolvimento da ferramenta. Ela também ressaltou que a plataforma foi criada para ser acessível a todas as idades, com uma linguagem simples e clara, adaptada tanto para jovens quanto para adultos.

Fonte: O São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rhanna Felicio, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...