A Arquidiocese da Paraíba organiza a 13ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento acontece entre os dias 13 a 16 de julho de 2023, no Centro de Convenções da capital João Pessoa (PB) em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line.
“Estamos felizes e confiantes de que vamos realizar um grande Muticom e já estamos de braços abertos para acolher os comunicadores de todo o país”, comemora Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba.
Leia MaisDiretório de Comunicação da Igreja no Brasil ganha nova edição atualizadaO coordenador nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), Marcus Tullius, comemorou a escolha da nova sede do Muticom.
“Fiquei muito feliz com o sim da Arquidiocese da Paraíba porque é também um reconhecimento de todos os esforços e atividades na comunicação desta Igreja particular, seja por meio da comunicação institucional ou da Pascom. E o Muticom voltar ao Nordeste é uma forma também de receber todo o aconchego e acolher tudo de melhor que esta região tem a nos oferecer, com sua larga experiência de articulação da Pastoral da Comunicação”, disse.
Organizado pela Arquidiocese da Paraíba, o mutirão é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal para Comunicação Social, juntamente com a Pascom Brasil e Signis Brasil – Associação Católica de Comunicação.
O Muticom 2023 é voltado aos comunicadores católicos das mais diversas áreas: jornalistas, publicitários, assessores de comunicação e imprensa, agentes da Pastoral da Comunicação, pesquisadores, professores e estudantes, além de outras lideranças e interessados pela temática.
Comunicar para a Cultura do Encontro
O evento em seu conteúdo irá tratar deste tema, falado e divulgado pelo Papa Francisco, que é um chamado a construir pontes de diálogo e de entendimento em uma sociedade marcada pela indiferença e intolerância. O encontro e o diálogo tornam-se canais de aproximação e escuta das diferentes realidades sociais e humanas.
“Numa sociedade tão polarizada, o tema do Muticom se torna muito necessário hoje. A gente precisa trabalhar para que a cultura do encontro possa crescer sempre mais. Como sabemos, a cultura do encontro está sendo promovida pelo Papa Francisco e á algo pelo qual devemos trabalhar”, disse o bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, Dom Valdir José de Castro.
No mutirão, serão refletidas perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea no campo da Comunicação Social. A cultura do encontro é um assunto que conversa bem com a sociedade em geral, além de ser uma necessidade dos nossos tempos no país.
Rede Aparecida presente no evento
Várias emissoras, portais e influenciadores católicos estarão participando do evento, assim reforçando a importância da comunicação como ferramenta de transformação social e coloca em pauta a responsabilidade dos profissionais da área em disseminar informações verdadeiras e relevantes e com muita empatia para a sociedade.
A Rede Aparecida de Comunicação estará em João Pessoa para cobrir os detalhes do 13º Muticom. Nós do Portal A12 vamos publicar matérias ao final de cada dia do evento, também mostrando os bastidores do evento em nosso Instagram e trazendo muitos materiais sobre o legado que o evento vai deixar para quem comunica a fé católica no Brasil. A Rádio e a TV Aparecida também terão uma programação especial para esta cobertura.
"Pra nós do jornalismo da TV Aparecida, é sempre uma oportunidade única cobrir e participar do Mutirão de Comunicação. Entendemos esse encontro como uma etapa importante no trabalho de evangelização da Igreja. E, pra mim, o mais curioso é saber que, além de desempenhar meu trabalho levando ao nosso telespectador informações do que é discutido no mutirão, é também uma chance de conhecer experiências e aprender para melhorar a minha comunicação. Expectativas bem altas!", partilhou Guilherme Machado, jornalista da TV Aparecida.
"É uma grande alegria poder representar a Rede Aparecida nesta edição do Muticom. A expectativa é a melhor possível para encontrar os comunicadores de todo o país, que trabalham sempre em prol de levar uma boa mensagem para as pessoas, e também de levar toda a temática do encontro para todos aqueles que acompanharem nossa programação. O tema do mutirão, Comunicar para a Cultura do Encontro, está diretamente relacionado com nossa missão em se preocupar sempre com a qualidade da informação e de todo o conteúdo levado aos ouvintes. Além disso, com a Rede Aparecida de Rádio, temos emissoras por todo o Brasil que, juntas, se fortalecem no compromisso de unidade para comunicar", disse José Eduardo, editor-chefe das Rádios Aparecida e POP, que também estará em João Pessoa (PB).
Programação
A abertura do Muticom acontece na tarde de 13 de julho, com momento de espiritualidade e a palestra magna com o tema central, sendo ministrada pelo biógrafo do Papa Francisco, Austen Ivereigh.
Haverá momentos para partilha e convivência entre os participantes, além de atividades culturais locais oferecidas no próprio Centro de Convenções.
Para o desenvolvimento do tema central, serão oferecidas, na parte da manhã, conferências com grandes especialistas na área, que acontecerão no auditório principal e serão transmitidas simultaneamente para os participantes que optarem pela modalidade on-line. No período da tarde, serão oferecidos seis seminários temáticos, com possibilidade apenas para participação presencial, e devem escolhidos pelo participante no ato da inscrição.
A programação contempla, ainda, momentos de espiritualidade, celebração eucarística e a divulgação de uma carta compromisso, no dia 15 de julho, a partir das reflexões colhidas durante o evento.
Dom Valdir José convida a todos a participarem do Muticom 2023
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.