Comunicação

No dia do radialista saiba mais sobre sua missão em comunicar

Mesmo com a chegada da IA, Gaby Pedroso afirma que o toque da voz humana é insubstituível no rádio, que permanece único e próximo

Escrito por Rhanna Felicio

07 NOV 2024 - 11H12 (Atualizada em 07 NOV 2024 - 16H53)

Hoje, 7 de novembro, celebramos o Dia do Radialista, uma data que nos faz refletir sobre a importância desse profissional, que há décadas nos acompanha com sua voz amiga. Seja na rádio do carro, na cozinha de casa ou no trabalho, o radialista está presente em nossa vida, trazendo informação, e entretenimento pelas ondas do rádio.

O rádio é um meio de comunicação que ultrapassa barreiras. Mesmo em lugares onde a tecnologia não chega, o som do rádio se faz presente. Para muitos, ele é uma companhia diária, especialmente para quem está sozinho ou enfrenta momentos difíceis. É por meio dos radialistas que recebemos notícias do mundo, orientações e até mesmo palavras de conforto e esperança.

Para Vini Esquerdo, locutor da Rádio Pop, o Dia do Radialista é uma oportunidade de reconhecer todos os profissionais que tornam o rádio possível.

“Celebrar o Dia do Radialista, para mim, eu acho que é importante para a gente celebrar a importância, a forma como o rádio acontece pela mão de várias pessoas. Porque quando se pensa em rádio, se pensa muito no locutor. Mas o rádio precisa de várias outras pessoas para fazê-lo acontecer. [Tem] o operador de áudio, o jornalista que está ali também… é todo mundo que trabalha nesse meio do rádio. Então eu acho legal a gente pensar no dia do radialista como uma forma de fazer acontecer todo mundo, não só quem está na frente do microfone, mas também quem está atrás.”

Rádio Pop
Rádio Pop

Além disso, Vini acredita que o rádio precisa acompanhar as mudanças tecnológicas para se manter relevante:

“O futuro do rádio, eu acho assim: tem que se conectar com as mídias digitais que tem, não tem jeito. Se você tentar fazer rádio hoje sem estar na internet também…

É meio que todo mundo andando a cavalo, aí chega um cara de carro e você vai continuar andando a cavalo. […]

Tentar trazer coisas novas para o rádio, apostando em novos comunicadores e também no conteúdo desses novos comunicadores. […] Porque o rádio é isso, o rádio é proximidade.

Gaby Pedroso, também locutora da Rádio Pop, destaca que, mesmo com os avanços tecnológicos, o rádio se mantém firme em sua missão:

“Sempre ouvi falar que o rádio poderia ser ameaçado pela internet e novas tecnologias, mas, na verdade, o rádio sempre se reinventa. O rádio cria uma conexão única com o ouvinte, levando informação, companhia, e também trazendo a sua participação com a gente.”



Para Gaby, um dos momentos mais marcantes em sua carreira foi poder sentir o carinho dos ouvintes:

“Dentre momentos marcantes no meu tempo de atuação no rádio, sem dúvidas poder trabalhar aqui, tão perto de Nossa Senhora e o carinho dos ouvintes é o que mais me emocionam. Esta semana mesmo, recebi flores de uma ouvinte para desejar sorte em meu novo programa, o Pop Plus. Saber que esse carinho é real e mútuo faz toda a diferença para continuar firme no meu propósito de comunicar.”

Ela também acredita que a essência do rádio está na sua capacidade de adaptação e conexão humana:

“O rádio é completamente adaptável às mudanças, se reinventa sempre. Vi notícias de rádios que estão substituindo os locutores por inteligência artificial…, Mas o resultado, para mim, é justamente esse: artificial. O radialista é aquele que aproxima, que compreende e consegue encontrar a linguagem certa para chegar ao ouvinte.”

Devemos, portanto, agradecer a esses profissionais que, com dedicação e carinho, fazem da rádio um instrumento tão importante no mundo da comunicação. Que Deus abençoe cada radialista, para que continuem sendo luz na vida de tantas pessoas.

.:: Como podcasts e videocasts renovam os caminhos para a evangelização!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rhanna Felicio, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...