Comunicação

Nova escola da PASCOM ensinará a comunicar com clareza e coração

Escola de Comunicação COM.VOCÊ surge como resposta à demanda por formação contínua nas Dioceses

Escrito por Rhanna Felicio

17 OUT 2024 - 14H48 (Atualizada em 18 OUT 2024 - 09H30)

Drazen Zigic / Shutterstock

Durante a 45ª Assembleia Eclesial do Regional Sul 1, foi lançado o Projeto Escola de Comunicação COM.VOCÊ, uma iniciativa da Pastoral da Comunicação (PASCOM). O objetivo do projeto é fortalecer a comunicação nas Dioceses, capacitando agentes para que se tornem multiplicadores, incentivando a formação constante e aprimorando a qualidade da comunicação dentro da Igreja.

A proposta é desafiadora e inspiradora: formar pessoas que levem adiante o compromisso com a formação contínua em todas as Dioceses, com o intuito de capacitar os agentes da PASCOM para que eles possam comunicar com mais clareza, eficácia e, sobretudo, com o coração.

O projeto da Escola de Comunicação foi apresentado por Phelipe Carvalho, coordenador do Grupo de Trabalho de Formação do Regional Sul 1.

Durante a apresentação, ele agradeceu o apoio de Dom João Bosco, Bispo referencial da PASCOM, assim como o olhar atento do assessor, Padre Tiago Barbosa, e da coordenadora Edite Neves.

Phelipe ressaltou o convite do Papa Francisco para “Abrir o coração, ir, ver, escutar e aprender”, encorajando os agentes a se aproximarem dos irmãos e irmãs com o coração cheio de amor.

Ele também destacou que “o eixo de formação é também missionário, e nos ajuda a manter a vitalidade da Igreja e o serviço de evangelização.”

PASCOM
PASCOM

Padre Tiago Barbosa, assessor da PASCOM no Regional Sul 1, compartilhou sua visão sobre a escola, explicando que ela vai além de ensinar técnicas de comunicação: 

“Ela aprofunda a missão pastoral dos agentes da Pascom, que é comunicar Cristo e o seu Evangelho a todos, sem distinção, utilizando os meios disponíveis, mas, acima de tudo, formando verdadeiros missionários do Evangelho.”

Ele ainda enfatizou que todos têm algo a oferecer, lembrando que a comunicação está no cerne da natureza humana e que cada agente pode contribuir com suas próprias habilidades.

A formação, que começará em fevereiro de 2025, será on-line, com aulas ao vivo. A estrutura será baseada em quatro trilhas, alinhadas aos pilares da PASCOM: Espiritualidade, Articulação, Produção e Formação. 

A criação dessa escola surge em resposta ao desafio de a Igreja acompanhar os avanços da sociedade e da tecnologia. A formação contínua dos agentes pastorais assegura que a mensagem da Boa-Nova seja transmitida de formas inovadoras e eficazes, sem perder de vista as diretrizes da Igreja. 

O logo da escola também transmite uma mensagem forte: um coração robusto, que apresenta a Palavra de Deus, aberta e acessível a todos, que pulsa com a urgência de uma comunicação que aqueça corações, ofereça consolo nas dores e ilumine os caminhos de quem necessita. É com esse espírito acolhedor e missionário que a escola busca inspirar em seus alunos.

Fonte: PASCOM

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rhanna Felicio, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...