O uso de telas e dispositivos eletrônicos faz parte do dia a dia de muitas famílias, desde celulares, tablets, computadores e televisores acabam sendo aliados dos pais em diversos momentos, especialmente para entreter as crianças. No entanto, o que parece uma solução prática pode trazer sérias consequências para o desenvolvimento infantil, quando não é usado com equilíbrio.
A coordenadora do Núcleo Infanto Juvenil, Raquel Godoy, destaca que o problema está no excesso.
“Para a criança, bastante tempo significa, por exemplo, desde bebê, mais de 20 minutos é bastante tempo. Por uma criança de 7 ou 8 anos, mais de meia hora já é muito tempo. Claro que elas podem assistir coisas interessantes e apropriadas, sob supervisão dos pais, mas o excesso de telas já é comprovado: faz com que a criança perca o interesse em outras atividades.”
De fato, o excesso de telas substitui momentos importantes de exploração, interação e brincadeiras.
“A criança na frente da tela fica muito mais passiva, recebendo as informações. Já uma criança que brinca com outros brinquedos ou interage com amigos e familiares precisa ser ativa, desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais. O grande prejuízo do excesso de telas é justamente deixar de desenvolver essas habilidades”, explica Raquel.
Além disso, estudos mostram que crianças expostas a telas por longos períodos tendem a apresentar maior dificuldade de concentração, distúrbios de sono e até sinais de ansiedade. Isso ocorre porque o excesso de estímulos oferecido pelas telas pode sobrecarregar o cérebro infantil, ainda em formação.
Raquel também aponta caminhos para que os pais equilibrem o uso de telas:
“É importante limitar o tempo e conversar com as crianças sobre o que elas viram. Por exemplo, depois de assistir a um desenho, os pais podem propor que a criança desenhe ou brinque recriando a história. Assim, outras habilidades motoras e intelectuais são estimuladas, e a tela vira apenas um ponto de partida para novas atividades.”
Portanto, o uso da tecnologia não precisa ser completamente evitado, mas deve ser administrado com responsabilidade. Com atenção, os pais podem incentivar uma rotina mais saudável, em que as crianças tenham espaço para brincar, explorar o mundo e crescer de forma equilibrada, conectadas ao que realmente importa: a convivência, a criatividade e os valores que moldam o seu futuro.
A rotina de Santo Expedito pode te inspirar a ser santo!
Conheça 4 ações da vida cotidiana do santo que deixou a preguiça de lado e aceitou HOJE o pedido de conversão de Cristo!
Cristo vive! A alegria da ressurreição na Vigília Pascal
Ao chegar a noite do Sábado Santo, a escuridão do luto dá lugar à luz da ressurreição.
Paixão de Cristo: no silêncio e adoração da Santa Cruz
Na tarde desta Sexta-feira Santa, a Igreja se reúne em profundo silêncio para a Celebração da Paixão do Senhor.
Em respeito à sua privacidade, buscamos tratar os seus dados pessoais com segurança e transparência. Ao preencher o formulário acima, você concorda com o tratamento de seus dados pelo grupo Santuário Nacional e Rede Aparecida de Comunicação. Os dados pessoais serão utilizados apenas identificação e relacionamento. Ao não selecionar essa opção, você receberá apenas informações relacionadas a esta página. Para mais informações e exercer os seus direitos enquanto titular de dados, consulte a nosso Aviso de Privacidade ou entre em contato com nosso canal privacidade@santuarionacional.com.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.