Santa Teresinha viveu uma "pequena via", ensinando-nos que o amor a Deus e ao próximo se manifesta nas pequenas coisas do nosso dia a dia. Na comunicação paroquial, isso pode ser aplicado por meio de uma linguagem simples e clara, acessível a todos, independentemente do nível de escolaridade. Evitar complicar mensagens com termos teológicos complexos e focar em um tom caloroso e acolhedor pode fortalecer os laços com a comunidade.
Teresa acreditava que a essência da santidade é o amor. A comunicação paroquial deve refletir esse amor em todas as mensagens, seja nas homilias durante as Santas Missas ou pelas transmissões da PASCOM, com a evangelização digital. O tom deve ser sempre de acolhimento, compreensão e empatia, lembrando que cada pessoa é amada por Deus.
Agora, vamos aprender, através de tópicos, algumas lições de Santa Teresinha para você aplicar na comunicação de sua comunidade.
Use uma linguagem simples: Na paróquia, ao enviar comunicados, publicações ou preparar avisos para a missa, use uma linguagem clara e acessível. Isso facilita a compreensão de todos, especialmente os fiéis com menor escolaridade. Seguindo o exemplo de Santa Teresinha, que usava a simplicidade e o amor em sua evangelização.
Comunique com amor: Essa vai especial para os pasconeiros (PASCOM), quando forem criar uma publicação para o perfil da paróquia nas redes socais. Sempre transmita um tom de carinho e acolhimento. Assim como Santa Teresinha expressava amor em suas ações, as mensagens da paróquia devem refletir esse afeto, criando um ambiente de comunidade fraterna e acolhedora para todos.
Incentive a espiritualidade pessoal: Utilize os canais de comunicação da paróquia através da PASCOM (redes sociais e grupos de WhatsApp) para promover momentos de oração, meditações diárias ou reflexões. Dessa forma, você ajuda os fiéis a cultivarem uma vida de oração mais íntima, inspirada na espiritualidade simples e profunda de Santa Teresinha.
Valorize os pequenos gestos: Compartilhe histórias e testemunhos de pequenos atos de amor e caridade dentro da comunidade. Ao reconhecer esses gestos, você motiva outras pessoas a seguirem o exemplo, assim como Santa Teresinha nos ensinava a importância das pequenas ações feitas com grande amor.
Incentive a confiança em Deus: Crie grupos de oração, grupos de jovens, e desenvolva esses grupos. Faça com que as pessoas participem mais, além de só frequentarem a catequese e a missa, por exemplo. Com os grupos, as pessoas vão se introduzir ainda mais, se engajando na evangelização da paróquia. Em mensagens durante missas, ou comunicados finais, reforce a criação desses grupos. Santa Teresinha vivia a confiança plena, e a paróquia pode reforçar essa mensagem.
Seja inclusivo e acolhedor: Quando chegar um novato(a) em sua comunidade, sempre dê o seu melhor: seja receptivo, acolha com amor, assim como Santa Teresinha acolhia os mais simples. A paróquia deve criar um ambiente em que todos, independentemente de sua condição, sintam-se parte da comunidade.
Assim, ao seguirmos o exemplo de Santa Teresinha em nossa comunicação paroquial, tornamos a mensagem de Deus acessível a todos, promovendo um ambiente de fé, amor e acolhimento. Com uma linguagem simples, recheada de amor e empatia, podemos alcançar o coração dos fiéis e fortalecer os laços dentro da comunidade.
Pequenos gestos e palavras podem fazer uma grande diferença, inspirando cada pessoa a sentir-se parte importante da Igreja. Afinal, como Santa Teresinha nos ensina, a santidade está no amor que colocamos em cada ação e palavra, mesmo nas menores.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.