Quem não gosta de assistir um bom filme durante o tempo livre? O cinema é um espetáculo que permite mergulhar em histórias que geram emoções ou nos convidam à reflexão. Os filmes nos distraem e divertem. Essa atividade pode ser benéfica em muitos aspectos.
Existem poucas atividades que as famílias gostem tanto quanto assistir a um filme. De fato, as melhores lembranças de infância de muita gente está ligada a uma sala de cinema e um balde de pipoca. O cinema nos permite conhecer diferentes perspectivas de vida.
Com as novas tecnologias, a internet e os serviços de streaming, atualmente é possível ter acesso a infinitas obras. E até do lazer dá para tirar aprendizado sobre a fé.
Leia MaisO que é exorcismo?Especialmente nas proximidades do dia 31 de outubro, quando em alguns países é dia da festa de Halloween (também conhecido como Dia das Bruxas), muitos filmes de terror estão em cartaz nos cinemas ou já estão sendo muito procurados nas plataformas on-line.
Então, surge uma dúvida: Pode o católico assistir a filmes de terror, que abordam a figura do diabo e possessões demoníacas?
Se esse é seu gênero favorito, essa reflexão vai para você!
O missionário redentorista Padre Camilo Júnior, C.Ss.R. nos convida, em primeiro lugar, a refletir e filtrar os filmes que merecem ser vistos. Assistir a esses filmes, com consciência de que são mera ficção, não tem problema.
A Igreja Católica não possui uma posição oficial específica sobre filmes de terror, mas oferece orientações gerais sobre o consumo de mídia e entretenimento que podem ser aplicadas a esse gênero. Essas orientações visam garantir que os fiéis mantenham um discernimento espiritual adequado e evitem conteúdos que possam ser prejudiciais à sua fé e moral.
O Catecismo da Igreja Católica (CIC), por exemplo, oferece princípios gerais sobre como os católicos devem lidar com o entretenimento:
CIC 2496: “Os meios de comunicação social (especialmente a mídia) têm um papel importante a desempenhar no crescimento da pessoa humana. A sociedade tem direito a uma informação baseada na verdade, na liberdade, na justiça e na solidariedade: 'O bom uso da mídia exige que todos os membros da sociedade cumpram os seus deveres de justiça e caridade, bem como o cumprimento da justiça e caridade no nível das estruturas sociais.'”
Entretanto, o objetivo dos filmes de terror, como o próprio nome diz, não é outro senão apresentar-nos o mal e causar medo. Diante disso, a Palavra de Deus é muito clara quando nos diz:
“E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” Efésios 5, 11 E ainda:
“Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda aparência do mal.” 1 Tessalonicenses 5, 21-22 Resumindo:
A Igreja Católica não proíbe explicitamente os fiéis de assistir a filmes de terror, incluindo aqueles que tratam de possessões demoníacas, mas adverte-os a serem cautelosos e a usarem discernimento. Eles devem avaliar se esses filmes edificam ou prejudicam sua fé e moralidade.
Somos encorajados a buscar entretenimento que seja consistente com os valores cristãos e a evitar conteúdos que possam glorificar o mal ou causar medo e ansiedade desnecessários.
Confira a explicação completa do Pe. Camilo:
Evangelho mostra que Deus se manifesta em toda a humanidade
São Mateus narra a adoração dos magos ao Rei prometido por Deus para salvar a todos.
Virgínia Germann, o tocar dos dedos que traduzia a fé
Com deficiência visual, Virgínia foi leitora no Santuário Nacional por mais de 20 anos
Jubileu de Esperança: seja um peregrino a caminho da renovação espiritual
Nossa Senhora é guia dos cristãos nas jornadas de fé durante o Ano Santo de 2025.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...