Camila Morais / Idalina Miranda / Letícia Hamacher.
Diego Rosa / Danilo Santos
Renato Dias
William Carvalho
Leticia Dias
Maria Alice Figueira
Luciana Gianesini
A série documental “Desafios da Igreja – Mártires da Caminhada” retrata três figuras centrais: Irmã Dorothy Stang, Dom Pedro Casaldáliga e Padre Ezequiel Ramin. São pessoas que permaneceram fiéis até o último minuto de vida na defesa dos mais pobres e vulneráveis.
Para isso, a equipe da TV Aparecida visitou três estados da Região Norte do Brasil, com o intuito de recordar os testemunhos de religiosas e religiosos que lutaram pela garantia dos Direitos Humanos e da Casa Comum.
Na cidade de Anapu, no Pará, a proposta foi resgatar a história do trabalho realizado por Irmã Dorothy, missionária de Notre Dame de Namur. A religiosa, morta em 2005, defendeu a Amazônia e a Reforma Agrária, por meio de projeto de Desenvolvimento Sustentável.
Em Cacoal, Rondônia, a equipe conversou com pessoas do convívio do Padre Ezequiel Ramin, missionário colombiano assassinado depois de uma conversa com posseiros que buscavam a legalização de terras.
Por último, em São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, ocorreram entrevistas com leigos e religiosas que conviveram com o bispo Dom Pedro Casaldáliga. Embora não tenha sido assassinado, o bispo trabalhou intensamente na defesa dos mais pobres, na região do Vale dos Esquecidos e ficou conhecido mundialmente pela ação missionária junto aos que sofrem.
Veja galeria especial com fotos e bastidores da reportagem
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Desafios da Igreja