“A amizade é um presente da vida e um dom de Deus. Através dos amigos, o Senhor purifica-nos e faz-nos amadurecer. Ao mesmo tempo, os amigos fiéis, que permanecem ao nosso lado nos momentos difíceis, é um reflexo do carinho do Senhor, da sua consolação e da sua amorosa presença. Ter amigos ensina-nos a abrir-nos, a compreender, a cuidar dos outros, a sair da nossa comodidade e isolamento, a partilhar a vida”.
Esta frase é da exortação apostólica do Papa Francisco, chamada Christus Vivit, de março de 2019, fruto do Sínodo dos jovens realizado em outubro de 2018, e que aborda o valor das nossas amizades.
Neste artigo de Camila Vilas, publicado pelo portal A12, você tem dicas de como escolher e cultivar estas relações que edificam a nossa fé. “Um amigo virtuoso, é aquele que demonstra lealdade incondicional. Em todos os momentos da vida, seja na alegria ou tristeza, ele se faz presente”, diz um trecho.
O próprio Jesus quis ter amigos para seguir o seu caminho neste mundo como Filho de Deus! Nós não podemos viver isolados como uma ilha!
“Deus nos colocou no mundo para os outros”, como diz São João Bosco. E, a partir de Cristo, ter amigos ganha um novo sentido, a cada amizade verdadeira, descobrimos a dignidade de cada pessoa.
“A amizade não é uma relação fugaz e passageira, mas estável, firme, fiel, que amadurece com o passar do tempo. É uma relação de afeto que nos faz sentir unidos e, ao mesmo tempo, é um amor generoso que nos leva a procurar o bem do amigo. Embora os amigos possam ser muito diferentes entre si, há sempre algumas coisas em comum que os leva a sentir-se próximos, e há uma intimidade que se partilha com sinceridade e confiança”, diz a exortação Christus Vivit, no parágrafo 152.
No YouTube do A12, temos o quadro “Reflexão da Semana”, para que você possa iniciar a semana da melhor forma possível. E o Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos orienta justamente sobre a importância em nos cercar de pessoas verdadeiramente boas em nosso meio. Confira!
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.