Dúvidas Religiosas

Como exercer bem o Dom do Conselho?

Saiba como podemos, com a força do Espírito Santo, dar uma palavra certa para as pessoas próximas

Escrito por Alberto Andrade

18 NOV 2024 - 10H38 (Atualizada em 18 NOV 2024 - 11H24)

Shutterstock

Neste material do A12 você confere detalhes sobre os sete dons do Espírito Santo, presentes da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, para que assim sejamos mais dóceis para seguir o impulso do próprio EspíritoLeia Mais3 conselhos do Papa Francisco para viver bem a vocaçãoQuer um conselho de um amigo? Papa Francisco te ajuda!

Cada um destes dons (sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, piedade, ciência e temor de Deus) atua em uma área diferente em nossas vidas.

Um importante dom é o do Conselho, muito mais do que apenas um simples aviso ou ensinamento, mas sim uma luz para a consciência para podermos viver em sintonia com a vontade de Deus.

"O conselho, então, é o dom com o qual o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus. Ele nos torna sensíveis à sua voz e orienta os nossos pensamentos, fazendo-nos assim crescer interiormente, para não nos deixar agir à mercê do egoísmo e do próprio modo de ver as coisas", disse o Papa Francisco em uma de suas catequeses em maio de 2014.

Dentro da nossa humanidade, em muitas situações não sabemos quais palavras usar. Por isso, é necessário pedir ao Espírito Santo que nos inspire para falar da maneira correta e no tempo oportuno. Podemos entender o dom do Conselho, como um "coordenador divino" de nossas faculdades para que assim tenhamos nossas atividades com harmonia e equilíbrio.

Shutterstock
Shutterstock


Esse presente é a capacidade de instruir os outros e dar suporte moral e espiritual. O dom do Conselho nos fala do correto uso do diálogo e também da escuta para sermos capazes de comunicar o bem que liberta.

Aconselhar através do Espírito é a capacidade de contrariar a propagação do mal, através da palavra que edifica e abençoa
; o dom do Conselho denuncia as mentiras e tudo o que ofende a dignidade do ser humano, nos dá capacidade para reconhecermos que não somos autossuficientes, que nós precisamos ser confrontados e confrontar, de esclarecer e sermos esclarecidos.

Na Sagrada Escritura, um dos exemplos deste dom está no Salmo 16 (15), mostrando que o Senhor não se cansa de atuar em nossa alma a todo o momento quando nosso coração permite essa ação poderosa e profunda.

"Bendigo a Javé que me aconselha; mesmo de noite meu coração me ensina. Sempre coloco Javé ante meus olhos; porque está a minha direita, não vacilo" (Sl 16, 7-8)

Neste vídeo do A12, o Padre Carlinhos Melo ressalta o poder de nossas palavras ao próximo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...