Dúvidas Religiosas

Como receber indulgência plenária na Solenidade do Sagrado Coração?

Escrito por Alberto Andrade

16 JUN 2023 - 10H34 (Atualizada em 04 JUN 2024 - 09H52)

Maria Hilf - Wikipedia

Em ocasiões de festa ou solenidade em nossa Igreja, nós do A12 informamos para você a grande graça em lucrar a indulgência plenária. Leia MaisConfira os Santos que são devotos do Sagrado Coração

“A remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”, como nos diz o Catecismo no número 1471.

A Igreja também nos ensina que “Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório, a remissão das penas temporais, sequelas dos pecados”, como está no número 1498 do Catecismo.

Ou seja, mesmo os pecados já confessados, produzem sequelas em nós. Por meio das indulgências podemos extingui-las de nós parcial ou totalmente. Neste material aqui do A12, é possível saber mais sobre esta disposição que a Igreja disponibiliza para nós. 

E como nesta sexta-feira (07), celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, você pode obter a indulgência, realizando os seguintes passos:

  • Confissão sacramental;
  • Comunhão Eucarística;
  • Oração pelo Papa (um Pai-Nosso e uma Ave Maria ou qualquer outra oração conforme sua piedade e devoção);
  • Rejeitar todo o apego ao pecado, qualquer que seja, mesmo venial.
Reprodução: Vatican News
Reprodução: Vatican News



Além disso, é necessário recitar publicamente este 
Ato de Reparação às ofensas que são cometidas contra o seu Bondosíssimo Coração.

Dulcíssimo Jesus, cuja infinita caridade para com os homens é por eles tão ingratamente correspondida com esquecimentos, friezas e desprezos, eis-nos aqui prostrados na Vossa presença, para Vos desagravarmos, com especiais homenagens, da insensibilidade tão insensata e das nefandas injúrias com que é de toda parte alvejado o Vosso amorosíssimo coração.

Reconhecendo, porém, com a mais profunda dor, que também nós mais de uma vez cometemos as mesmas indignidades, para nós, em primeiro lugar, imploramos a Vossa misericórdia, prontos a expiar não só as próprias culpas, senão também as daqueles que, errando longe do caminho da salvação, ou se obstinam na sua infidelidade, não Vos querendo como pastor e guia, ou, menosprezando as promessas do batismo, sacudiram o suavíssimo jugo da Vossa santa lei.

De todos estes tão deploráveis crimes, Senhor, queremos nós hoje desagravar-Vos, mais particularmente da licença dos costumes e imodéstia do vestido, de tantos laços de corrupção armados à inocência, da violação dos dias santificados, das execrandas blasfêmias contra Vós e Vossos Santos, dos insultos ao Vosso Vigário e a todo o Vosso clero, do desprezo e das horrendas e sacrílegas profanações do Sacramento do divino amor e, enfim, dos atentados e rebeldias das nações contra os direitos e o Magistério da Vossa Igreja.

Oh! Se pudéssemos lavar com o próprio sangue tantas iniquidades!

Entretanto, para reparar a honra divina ultrajada, Vos oferecemos, juntamente com os merecimentos da Virgem Mãe, de todos os santos e almas piedosas, aquela infinita satisfação, que Vós oferecestes ao eterno Pai sobre a cruz, e que não cessais de renovar todos os dias sobre nossos altares.

Ajudai-nos Senhor, com o auxílio da Vossa graça, para que possamos, como é nosso firme propósito, com a vivência da fé, com a pureza dos costumes, com a fiel observância da lei e caridade evangélicas, reparar todos os pecados cometidos por nós e por nosso próximo, impedir, por todos os meios, novas injúrias de Vossa divina Majestade e atrair ao Vosso serviço o maior número de almas possível.

Recebei, ó benigníssimo Jesus, pelas mãos de Maria santíssima reparadora, a espontânea homenagem deste nosso desagravo, e concedei-nos a grande graça de perseverarmos constantes, até à morte, no fiel cumprimento de nossos deveres e no Vosso santo serviço, para que possamos chegar todos à pátria bem-aventurada, onde Vós com o Pai e o Espírito Santo viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.

Amém.

Irmã Ana Gabriela nos ensina a sempre seguir o Coração Misericordioso de Jesus


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...