Dúvidas Religiosas

Como um santo se torna Doutor da Igreja?

Testemunhas privilegiadas da Revelação, a Igreja tem critérios para determinar este título para os santos

Dante Ricardo Carrasco Aragón

Escrito por Dante Aragón

23 FEV 2022 - 09H10 (Atualizada em 23 FEV 2024 - 14H56)

Shutterstock

Graças aos Padres e Doutores da Igreja, é possível conhecer melhor a Tradição, pois, segundo a Dei Verbum n.º 8, estes são testemunhas privilegiadas da Revelação, porque viram, aprofundaram e souberam transmiti-la.

Os critérios para o reconhecimento de um Padre da Igreja são: antiguidade, ortodoxia ou importância da doutrina, santidade de vida e reconhecimento eclesial. Os Doutores da Igreja têm que ter as mesmas condições exigidas para os Padres, menos a antiguidade, pois os Doutores pertencem a todas as idades da Igreja.

Os Doutores da Igreja são aqueles que deram uma grande contribuição para a Igreja ao deixar profundos ensinamentos teológicos e de testemunho de vida, que o Magistério da Igreja absorveu e tomou como ensinamento para todos os fiéis leigos e religiosos.

Entende-se, graças a seus escritos, que estes homens e mulheres viveram uma vida intensa de oração (muitos deles com inúmeras experiências místicas), de penitência, de profundo estudo da Sagrada Escritura e do saber teológico.

Reprodução/ Wikipedia
Reprodução/ Wikipedia


Outro detalhe importante é que somente o Santo Padre, o Papa, pode dar o título de Doutor da Igreja a um santo ou a uma santa. Atualmente, a Igreja reconhece 37 santos(as) Doutores(as), 32 homens e 04 mulheres, sendo o mais antigo, por data de nascimento, Santo Atanásio (viveu de 296 a 373) e a mais recente Santa Teresinha do Menino Jesus (viveu de 1873 a 1897).

Leia MaisSanta Catarina de Sena, doutora da IgrejaEm outubro de 2021, o Papa Francisco anunciou sua intenção de proclamar Doutor da Igreja a Santo Irineu de Lyon, com o título de Doctor unitatis, ou seja, Doutor da Unidade, o que foi confirmado via decreto no último dia 21 de janeiro de 2022.

Santo Irineu seria, assim, o segundo Doutor da Igreja proclamado no pontificado de Francisco, pois antes o Papa já havia declarado Doutor da Igreja a São Gregório de Narek.

Lembremos que, no pontificado de Bento XVI, este nomeou Doutores da Igreja a São João D'ávila e Santa Hildegarda de Bingen. E, por sua parte, São João Paulo II nomeou Santa Teresa de Jesus e Santa Cataria de Sena como Doutoras da Igreja.

Reprodução/ Wikipedia
Reprodução/ Wikipedia


Saiba mais sobre São Jerônimo, doutor da Igreja

Escrito por:
Dante Ricardo Carrasco Aragón
Dante Aragón

Peruano, é administrador, mestre em Psicologia, especialista em antropologia cristã e participa do Movimento de Vida Cristã em Petrópolis

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...