Graças aos Padres e Doutores da Igreja, é possível conhecer melhor a Tradição, pois, segundo a Dei Verbum n.º 8, estes são testemunhas privilegiadas da Revelação, porque viram, aprofundaram e souberam transmiti-la.
Os critérios para o reconhecimento de um Padre da Igreja são: antiguidade, ortodoxia ou importância da doutrina, santidade de vida e reconhecimento eclesial. Os Doutores da Igreja têm que ter as mesmas condições exigidas para os Padres, menos a antiguidade, pois os Doutores pertencem a todas as idades da Igreja.
Os Doutores da Igreja são aqueles que deram uma grande contribuição para a Igreja ao deixar profundos ensinamentos teológicos e de testemunho de vida, que o Magistério da Igreja absorveu e tomou como ensinamento para todos os fiéis leigos e religiosos.
Entende-se, graças a seus escritos, que estes homens e mulheres viveram uma vida intensa de oração (muitos deles com inúmeras experiências místicas), de penitência, de profundo estudo da Sagrada Escritura e do saber teológico.
Outro detalhe importante é que somente o Santo Padre, o Papa, pode dar o título de Doutor da Igreja a um santo ou a uma santa. Atualmente, a Igreja reconhece 37 santos(as) Doutores(as), 32 homens e 04 mulheres, sendo o mais antigo, por data de nascimento, Santo Atanásio (viveu de 296 a 373) e a mais recente Santa Teresinha do Menino Jesus (viveu de 1873 a 1897).
Leia MaisSanta Catarina de Sena, doutora da IgrejaEm outubro de 2021, o Papa Francisco anunciou sua intenção de proclamar Doutor da Igreja a Santo Irineu de Lyon, com o título de Doctor unitatis, ou seja, Doutor da Unidade, o que foi confirmado via decreto no último dia 21 de janeiro de 2022.
Santo Irineu seria, assim, o segundo Doutor da Igreja proclamado no pontificado de Francisco, pois antes o Papa já havia declarado Doutor da Igreja a São Gregório de Narek.
Lembremos que, no pontificado de Bento XVI, este nomeou Doutores da Igreja a São João D'ávila e Santa Hildegarda de Bingen. E, por sua parte, São João Paulo II nomeou Santa Teresa de Jesus e Santa Cataria de Sena como Doutoras da Igreja.
Saiba mais sobre São Jerônimo, doutor da Igreja
Falece Dom Azcona, que marcou história na defesa dos direitos humanos
Faleceu Dom José Luís Azcona, bispo emérito do Marajó, aos 84 anos. Líder na luta contra o tráfico humano e abuso infantil, deixa um grande legado.
Educar para comunicar
Educar para comunicar é o chamado da Igreja para um estilo de vida que une fé, amor e transformação social na missão evangelizadora.
A realidade afro no Brasil pela devoção mariana
No país cuja Padroeira foi manifestada com “cor”, os cativos encontraram na figura da Virgem maternal uma referência para suas próprias dores e a assumiram como sua.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.