Normalmente, já estamos acostumados com os gestos que realizamos durante as missas. Essas posições têm um sentido litúrgico e fazem parte do rito da celebração. Dessa forma, devemos realizá-los com piedade e sentimento, para bem vivermos cada celebração, mas muita gente tem dúvidas sobre qual a posição correta a se adotar.
Leia MaisPor que homens casados podem se tornar diáconos permanentes?Apenas a Missa de domingo é válida? O A12 responde! Isso está definido no Missal Romano, livro litúrgico que contém todas as orações usadas durante as missas e as instruções para as celebrações. O Missal foi reformado após o Concílio Vaticano II e sua primeira edição, em latim, foi aprovada em 1970. Foi traduzido para o português em 1991.
Nele, está bem explicado os momentos em que os fiéis devem se manter de pé, sentados ou ajoelhados. Uma das principais dúvidas está justamente em quais momentos podemos nos ajoelhar durante a celebração. Se trata de um gesto antigo, realizado pelos cristãos desde os primórdios.
Os fiéis católicos ajoelham porque Jesus ajoelhou durante sua oração.
Além disso, estar de joelhos é normalmente visto nos Evangelhos como uma forma de expressar súplica e adoração. Muitas vezes, no Novo Testamento, ajoelhar-se é sempre é antecedido por um ato de fé: “Eu creio, Senhor” e completado por um ato de adoração a Deus (Jo 9, 38).
Em outras passagens, como as que relatam milagres de cura, a pessoa é apresentada ajoelhada em súplica, pedindo para ser curada. São dois momentos em que adotamos essa postura: na consagração do pão e do vinho e após recebermos a comunhão, em momento de oração.
Mas muitos perguntam se por acaso tiverem algum problema de saúde ou por falta de espaço na Igreja, a pessoa não conseguir ajoelhar, estará cometendo um pecado?
Neste vídeo, o Padre Camilo Júnior, C.Ss.R, responde esta dúvida para você
Como a mensagem do Papa chega até você?
Saiba como a mensagem do Papa Francisco é transmitida do Vaticano até a sua comunidade, unindo tecnologia e evangelização pessoal.
Caminhão da Amazônia: a missão do Projeto AMA
O projeto permitiu visitas a comunidades isoladas, simbolizando esperança e transformação.
Por que os calendários litúrgico e civil são diferentes?
A partir deste domingo, vamos celebrar o Ano Litúrgico C, do Evangelho de São Lucas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.