Pode-se afirmar que a consagração é o momento mais importante das Celebrações Eucarísticas quando as espécies, pão e vinho, se tornam o Corpo e Sangue de Jesus Cristo por meio das palavras ditas pelos sacerdotes. Leia MaisComo se comportar na Santa Missa?
“...Tomai, todos e comei: isto é o meu corpo, que será entregue por vós.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a seus discípulos, dizendo:
Tomai, todos e bebei: este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, pra remissão dos pecados. fazei isto em memória de mim.
Eis o mistério da fé!” (Oração Eucarística).
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC), a presença de Jesus na Eucaristia se inicia a partir da consagração e perdura enquanto as espécies existirem. Além disso, “Cristo está presente todo em cada uma das espécies e todo em cada uma das suas partes, de maneira que a fração do pão não divide Cristo (210)”. (item, 1377)
Nas instruções do Missal Romano, livro utilizado pelos padres nas Celebrações Eucarísticas, sobre posturas que devemos adotar durante a Santa Missa o número 43 diz o seguinte:
“Ajoelhem-se, porém, durante a consagração, a não ser que por motivo de saúde ou falta de espaço ou o grande número de presentes ou outras causas razoáveis não o permitam. Contudo, aqueles que não se ajoelham na consagração façam uma inclinação profunda [...].
Dessa forma, não é pecado se você não se ajoelhar, pois o mais importante é consciência da presença real de Jesus na Eucaristia. Mas, se não há algo que gere a impossibilidade dessa ação, saiba que esse é um gesto de reconhecimento da nossa pequenez diante de Deus.
Veja também:
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.