O Batismo, a Primeira Eucaristia e a Crisma (ou confirmação) são os sacramentos da iniciação cristã. Por isso, o Catecismo da Igreja Católica (CIC) explica que há a necessidade de receber a crisma para que exista a totalidade da graça do Batismo. Leia MaisQualquer pessoa pode receber a Eucaristia? São Pedro Julião: Eucaristia como centro da vida
“Com efeito, os batizados «pelo sacramento da Confirmação, são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo».”
No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia; e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.
Segundo o papa Francisco afirmou na Solenidade de Corpus Christi deste ano de 2022, todas às vezes que recebemos Jesus Eucarístico, presente na hóstia, Ele dá um sentido novo às nossas fragilidades.
"Ele nos lembra que, aos seus olhos, somos mais preciosos do que pensamos. Ele nos diz que fica feliz se partilhamos nossas fragilidades com Ele. Ele nos repete que sua misericórdia não tem medo de nossas misérias. A misericórdia de Jesus não tem medo de nossas misérias
E acima de tudo, nos cura com amor daquelas fragilidades que não podemos nos curar sozinhos. Quais fragilidade? Pensemos! A de sentir ressentimento por quem nos fez mal, dessa não podemos nos curar sozinhos; de nos distanciarmos dos outros e nos isolarmos em nós mesmos; também dessa não podemos nos curar sozinhos; a de ficarmos tristes, chorando e lamentando sem encontrar a paz, também dessa não podemos nos curar sozinhos. É ele quem nos cura com a sua presença, com o seu pão, com a Eucaristia”, afirmou.
Para o papa por meio da Eucaristia ocorre a nossa união com Cristo e isso nos torna capazes de ser cada vez mais semelhante no modo de viver, de doar-se ao nosso próximo e responder ao mal promovendo o bem.
Jesus: Rei da verdade, da misericórdia e da compaixão
Cristo reina em nossa vida através do serviço, na doação de Sua vida e no perdão infinito
A revolta da vacina
Revolta da Vacina completou 120 anos em 2024, expondo tensões sociais e políticas no Brasil de 1904. Reflexões ainda ecoam hoje.
Plenária do Dicastério discute IA e educação
Plenária do Dicastério da Cultura e Educação aborda inteligência artificial e ética, com participação do Papa Francisco e especialistas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.