"Sim, vale mais um dia em teus átrios que milhares a meu modo, ficar no umbral da casa do meu Deus que habitar nas tendas do ímpio" (Sl 84,11)
Nas Sagradas Escrituras, os átrios são lugares de oração, onde as ofertas eram feitas a Deus, portanto, um lugar de encontro com o Senhor. E em nossa biologia, os átrios são importantes espaços no coração, são duas câmaras coletoras de sangue que facilitam a circulação do sangue através da contração e do relaxamento de suas paredes.
Leia MaisDevotos de Nossa Senhora Aparecida participam do Angelus na Basílica HistóricaConheça a única basílica dedicada a São Miguel Arcanjo no BrasilE também na Igreja Católica, os átrios são importantes para que a vida em comunidade possa fluir e estar em um lugar para orar e adorar Deus.
Nos tempos antigos, o átrio era inicialmente o pátio central das casas romanas e era aberto ao ar livre. Nos templos católicos nos primeiros anos do catolicismo, o local também seguia o mesmo estilo, e no centro do átrio havia uma fonte ou poço, onde os fiéis lavavam as mãos antes de entrar na Igreja.
Atualmente, o átrio é um espaço que antecede a porta principal do templo ou também o pátio externo no terreno da igreja, assim cumprindo uma função importante, das pessoas se encontrarem e conversarem antes de entrar na Igreja.
“O cuidado para que cada pessoa se sinta bem, seja bem acolhida, demanda uma série de serviços e espaços. A entrada ou átrio tem a função de acolher, recepcionar, preparar, predispor, informar, fazer a transição.
Neste átrio, um mural, com cartazes, avisos, fotos das atividades pastorais, das ações caritativas que a celebração suscita e a comunidade promove, uma frase do Evangelho do dia, contribui para introduzir no mistério celebrado”, é o que informa o Guia Litúrgico Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No documento é falado sobre essa transição, que é a necessidade em perceber que chegando ao átrio, estou bem perto de um lugar sagrado, e entrando nele, todos os fiéis ali olham para a mesma direção.
“O átrio não é lugar de festa, mas é o lugar do encontro. Nesse sentido, precisa ter cuidado para não atrapalhar aqueles que já estão dentro da igreja. Em muitas comunidades, principalmente as mais pobres, no final da Santa Missa, mesmo fechando a igreja, sempre fica um grupo de pessoas conversando na porta. É uma experiência magnífica que, infelizmente, a cultura do medo e da indiferença não permite mais. O átrio também serve para fixar um mural com avisos, cartazes de atividades pastorais e ações de caridade”, nos orienta o Padre José Luiz da Silva, reitor do Santuário Interdiocesano São João Maria Vianney, da Arquidiocese de Goiânia (GO).
Família dos Devotos relembra a inauguração da Basílica Histórica
PASCOM: Comunicação e Esperança no Ano Jubilar de 2025
A PASCOM segue a missão de evangelizar com novas tecnologias, inspirando-se no Ano Santo de 1950 e preparando-se para o Jubileu da Esperança 2025.
A Festa dos Santos conhecidos e desconhecidos
Esta festa é um convite para que cada cristão recorde sua própria vocação à santidade. Reflita sobre o tema!
Ritual de espera: O significado do Advento na Igreja
Temos, nesta época, conteúdos de fé e tradições católicas que promovem a alegria, causada pelas dádivas de Deus relacionadas ao nascimento de Jesus e pela expectativa de uma ação salvadora plena, que ainda vai chegar.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.