Nesta quinta-feira (8), a Igreja Católica celebra a Solenidade do Corpus Christi, quando relembramos o importante Sacramento da Eucaristia, verdadeiro Corpo e verdadeiro Sangue de Jesus Cristo no meio de nós.
E para reafirmar essa verdade de fé, a Igreja no Brasil e no mundo realiza periodicamente um encontro entre religiosos e leigos para orar, refletir e estudar ainda mais a riqueza deste sacramento: o Congresso Eucarístico.
Leia MaisQuem criou os Ministros Extraordinários da Eucaristia?Qualquer pessoa pode receber a Eucaristia? “O Congresso quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e que desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus, animando, consolando e convertendo os fiéis”, é o que diz um trecho do texto-base do 15° Congresso Eucarístico Nacional, realizado em 2006, em Brasília (DF).
De forma bem clara, podemos afirmar que a celebração destes encontros é uma forma autêntica e radical de adorar a Jesus Eucarístico, pois, a partir do que Deus fala através do Congresso, novos modelos de anúncio do Evangelho, catequese e também de missões são desenvolvidos.
Quando foi o início destes encontros?
Um grupo de leigos apoiado por São Pedro Julião Eymard organizou em Lille, na França, o primeiro Congresso Eucarístico, no ano de 1881, e teve como tema central uma renovada fé em Jesus na Eucaristia como remédio e salvação contra a ignorância e a indiferença religiosa na época.
Assim como vivemos no Corpus Christi, os primeiros encontros sempre tiveram a Adoração Solene e as grandes procissões com o Santíssimo Sacramento exposto pelas ruas. Entre 1922 e 1939, com o pontificado do Papa Pio XI, os Congressos se tornaram eventos internacionais, celebrados em todos os continentes. E com o Concílio Vaticano II, onde grandes mudanças foram realizadas na Igreja, documentos publicados entre 1936 e 1973 determinaram que estes eventos também pudessem abordar realidades do mundo de hoje em dia, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso à luz da Eucaristia.
Os congressos realizados no Brasil e no mundo
Em nosso país até agora foram realizadas 18 edições, que acontecem a cada quatro anos. Como você acompanhou aqui no A12, o último encontro foi celebrado em Recife (PE), em novembro de 2022, com o tema “Pão em todas as mesas”, um tema muito atual e que também pautou a Campanha da Fraternidade deste ano.
Na capital pernambucana, o Congresso teve a participação de Dom António Marto, cardeal e bispo emérito de Leiria-Fátima (Portugal), enviado como representante do Vaticano e contou com cerca de 1200 padres e 200 bispos participantes. Em 2027, a Arquidiocese de Goiânia (GO) será a sede do próximo encontro nacional.
Em nossa Igreja já foram realizados 52 Congressos Eucarísticos Internacionais. O último aconteceu na Hungria, em setembro de 2021, com a presença do Papa Francisco, que incentivou a todos nós a sempre adorar a Jesus Eucarístico.
“Dediquemos tempo à adoração. Deixemos que Jesus, Pão vivo, cure os nossos fechamentos e nos abra à partilha: nos cure da rigidez e de nos fecharmos em nós mesmos, nos livre da escravidão paralisante da defesa da nossa imagem e nos inspire a segui-Lo para onde Ele nos quer conduzir”.
O próximo Congresso Internacional acontece em nosso continente, na Arquidiocese de Quito, no Equador, em setembro de 2024. O tema aprovado pelo Papa será “Fraternidade para curar o mundo” , destacando as realidades de sofrimento no mundo com guerras e violência, irá também exaltar o valor da Eucaristia para a evangelização, além de comemorar os 150 anos da consagração de nosso país vizinho ao Sagrado Coração de Jesus.
Padre Mauro reflete sobre o “Pão em todas as mesas”
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.