Nesta quinta-feira (8), a Igreja Católica celebra a Solenidade do Corpus Christi, quando relembramos o importante Sacramento da Eucaristia, verdadeiro Corpo e verdadeiro Sangue de Jesus Cristo no meio de nós.
E para reafirmar essa verdade de fé, a Igreja no Brasil e no mundo realiza periodicamente um encontro entre religiosos e leigos para orar, refletir e estudar ainda mais a riqueza deste sacramento: o Congresso Eucarístico.
Leia MaisQuem criou os Ministros Extraordinários da Eucaristia?Qualquer pessoa pode receber a Eucaristia? “O Congresso quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e que desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus, animando, consolando e convertendo os fiéis”, é o que diz um trecho do texto-base do 15° Congresso Eucarístico Nacional, realizado em 2006, em Brasília (DF).
De forma bem clara, podemos afirmar que a celebração destes encontros é uma forma autêntica e radical de adorar a Jesus Eucarístico, pois, a partir do que Deus fala através do Congresso, novos modelos de anúncio do Evangelho, catequese e também de missões são desenvolvidos.
Quando foi o início destes encontros?
Um grupo de leigos apoiado por São Pedro Julião Eymard organizou em Lille, na França, o primeiro Congresso Eucarístico, no ano de 1881, e teve como tema central uma renovada fé em Jesus na Eucaristia como remédio e salvação contra a ignorância e a indiferença religiosa na época.
Assim como vivemos no Corpus Christi, os primeiros encontros sempre tiveram a Adoração Solene e as grandes procissões com o Santíssimo Sacramento exposto pelas ruas. Entre 1922 e 1939, com o pontificado do Papa Pio XI, os Congressos se tornaram eventos internacionais, celebrados em todos os continentes. E com o Concílio Vaticano II, onde grandes mudanças foram realizadas na Igreja, documentos publicados entre 1936 e 1973 determinaram que estes eventos também pudessem abordar realidades do mundo de hoje em dia, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso à luz da Eucaristia.
Os congressos realizados no Brasil e no mundo
Em nosso país até agora foram realizadas 18 edições, que acontecem a cada quatro anos. Como você acompanhou aqui no A12, o último encontro foi celebrado em Recife (PE), em novembro de 2022, com o tema “Pão em todas as mesas”, um tema muito atual e que também pautou a Campanha da Fraternidade deste ano.
Na capital pernambucana, o Congresso teve a participação de Dom António Marto, cardeal e bispo emérito de Leiria-Fátima (Portugal), enviado como representante do Vaticano e contou com cerca de 1200 padres e 200 bispos participantes. Em 2027, a Arquidiocese de Goiânia (GO) será a sede do próximo encontro nacional.
Em nossa Igreja já foram realizados 52 Congressos Eucarísticos Internacionais. O último aconteceu na Hungria, em setembro de 2021, com a presença do Papa Francisco, que incentivou a todos nós a sempre adorar a Jesus Eucarístico.
“Dediquemos tempo à adoração. Deixemos que Jesus, Pão vivo, cure os nossos fechamentos e nos abra à partilha: nos cure da rigidez e de nos fecharmos em nós mesmos, nos livre da escravidão paralisante da defesa da nossa imagem e nos inspire a segui-Lo para onde Ele nos quer conduzir”.
O próximo Congresso Internacional acontece em nosso continente, na Arquidiocese de Quito, no Equador, em setembro de 2024. O tema aprovado pelo Papa será “Fraternidade para curar o mundo” , destacando as realidades de sofrimento no mundo com guerras e violência, irá também exaltar o valor da Eucaristia para a evangelização, além de comemorar os 150 anos da consagração de nosso país vizinho ao Sagrado Coração de Jesus.
Padre Mauro reflete sobre o “Pão em todas as mesas”
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.