Como você pode conferir aqui na página oficial dos Missionários Redentoristas, na próxima quinta-feira (9), o Santuário Nacional irá celebrar um momento histórico: a unificação das províncias redentoristas de São Paulo, Rio de Janeiro e Vice-Província da Bahia, que formarão a Província Nossa Senhora Aparecida.
No aniversário de 291 anos da Congregação, será realizada a Ereção Canônica, ou seja, a confirmação para a Igreja Católica do surgimento deste novo ciclo para os redentoristas, que há quase 130 anos cuidam da Casa da Mãe.
Mas do que se trata a Ereção Canônica?
Para que surja uma nova paróquia, ou uma nova província, como é o caso dos Missionários Redentoristas, é preciso que seja realizado um ato, pelo qual a autoridade eclesiástica competente reconhece e aprova os estatutos de instituição religiosa, seja uma diocese, uma paróquia, um instituto de vida consagrada ou de associações públicas de fiéis.
O termo vem do verbo "erigir", que significa "construir, levantar, colocar de pé". O Código de Direito Canônico relata que para o nascimento de uma congregação, ou mesmo a fusão de províncias, é necessário o reconhecimento da Santa Sé:
"Os Bispos diocesanos, cada qual no seu território, podem erigir, por decreto formal, institutos de vida consagrada, contanto que tenha sido consultada a Sé Apostólica. Pertence à autoridade competente do instituto, segundo as constituições, dividir o instituto em partes, como quer que estas se designem, erigir novas, unir as já eretas ou circunscrevê-las de outro modo. As fusões e uniões de institutos de vida consagrada são exclusivamente reservadas à Sé Apostólica; à mesma são igualmente reservadas as confederações e federações", dizem os parágrafos 579, 581 e 582 do Código.
Em outra parte da legislação da nossa Igreja, são vistos muitos critérios para este reconhecimento.
"As casas do instituto religioso são elevadas pela autoridade competente, de acordo com as constituições. A ereção das casas faz-se, tendo em consideração a utilidade da Igreja e do instituto, e asseguradas as condições que se requerem para os seus membros viverem devidamente a vida religiosa, de acordo com os fins e o espírito próprios do instituto" (Cânones 609 e 610).
Como será realizado o rito para a nova província Redentorista?
Nesta quinta-feira (9) às 18h, no Altar Central do Santuário, durante a Santa Missa, será realizado o processo de Instalação Canônica da Nova Província.
Após a leitura do Evangelho, será cantado o hino Veni Creator, oração que pede o Espírito Santo, tradicionalmente entoado na Festa de Pentecostes, no Conclave para a escolha de um novo Papa, na dedicação de templos, na celebração de sínodos ou concílios, na profissão de fé de membros de instituições religiosas e outros eventos solenes.
Depois do canto, é realizada a leitura do Decreto de Criação da Nova Província, quando o Superior Geral faz algumas considerações a respeito da reestruturação da Província, confirma oficialmente a Instalação Canônica da região e faz também algumas recomendações.
Com a Nova Província já elevada, acontece a posse do novo governo provincial, que se colocará diante do altar e fará sua profissão de fé e juramento de fidelidade.
Padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., eleito Superior Provincial desta nova unidade, com as mãos sobre o Evangelho, irá orar o Credo Niceno-Constantinopolitano, confirmar a obediência ao Magistério da Igreja, à Santa Doutrina e ao Santo Padre e também conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica ao promover a disciplina comum, zelando sempre pela observância de todas as leis eclesiásticas, especialmente daquelas contidas no Código de Direito Canônico.
A celebração de instalação ou ereção canônica da Nova Província Nossa Senhora Aparecida e de aniversário de 291 anos da Congregação Redentorista será presidida pelo Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R., Superior Geral Redentorista, e transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação.
Confira como foi a eleição do governo da futura Província
Nossa Senhora da Esperança: a mãe que guia seus filhos no Ano Santo
Papa pede para que todos os fiéis confiem na Virgem Maria e sejam guiados por Ela neste Ano Santo, pois Ela é símbolo de esperança que nos leva a proximidade do Senhor.
Ecumenismo e diálogo inter-religioso são caminhos para a paz no mundo
Confira mais um lançamento da Editora Santuário sobre a unidade entre cristãos e irmãos de outras religiões
Papa trata da violência contra crianças: “uma chaga que persiste na história”
Inspirado na perseguição de Herodes as crianças, o Santo Padre fez a catequese da Audiência Geral relacionando com a exploração infantil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...