“'O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. Isabel, tua parenta, também ela concebeu um filho em sua velhice e está no sexto mês aquela que era chamada estéril, porque nada é impossível para Deus'. Disse então Maria: 'Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra'". (Lc 1, 35-38)
Este é um dos momentos mais cruciais da história da nossa Salvação, porque marca o início da redenção com a Encarnação de Cristo, celebrada pela Igreja em 25 de março, nove meses antes do Natal. O Sim de Nossa Senhora cumpre o anúncio dos profetas: “Uma Virgem conceberá e dará à luz o Salvador" (Is 7, 14)
Uma das orações mais tradicionais da Igreja, o Angelus, honra a Encarnação do Salvador e, ao mesmo tempo, reconhece os méritos de fé e humildade da Virgem Maria.
A composição da oração é atribuída ao Beato Papa Urbano II (pontífice de 1088 a 1099). Já a tradição de rezá-la três vezes ao dia foi iniciada pelo rei Luis XI, da França, em 1472.
Reza-se o Ângelus, tradicionalmente, às 6h, ao meio-dia e às 18h. Muitas regiões preservam o costume de tocar os sinos das igrejas para destacar a popularmente chamada “hora da Ave-Maria". A oração é composta de três invocações, cada uma com a sua devida resposta, e as três juntas narram o mistério da Encarnação do Cristo como Filho de Deus.
Todos os domingos e dias santos às 12h, diretamente da Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco se une aos fiéis do mundo todo para recitar esta oração que é, acima de tudo, um momento de recordar a humildade do sim de Maria que trouxe a salvação ao mundo.
O missionário redentorista Padre Camilo Júnior esclarece a respeito da tradicional oração
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...