O Calendário Litúrgico da Igreja Católica contempla cerca de 40 festas, solenidades e celebrações próprias dos santos, que marcam momentos significativos da fé cristã. Os ciclos litúrgicos funcionam como caminhos que incentivam o exercício da vida cristã, conduzindo-nos ao encontro pessoal com o acontecimento central da fé: a pessoa de Jesus Cristo.
Podemos identificar os diferentes tempos litúrgicos — como o Tempo Comum, a Quaresma, a Páscoa, o Advento e o Natal. Entre eles, destacam-se festas de grande significado, como Corpus Christi e o Sagrado Coração de Jesus, onde a espiritualidade se aprofunda não apenas por tradição, mas como expressão de um compromisso consciente com Cristo.
Para os católicos, a festa litúrgica mais importante é a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. O Tempo Pascal compreende os 50 dias que vão do Domingo da Ressurreição ao Domingo de Pentecostes.
A palavra “Páscoa” vem do hebraico Pessach, que significa “passagem”. Originalmente, esse termo designava o feriado judaico que comemora a passagem de Deus no Egito, quando, ao libertar o seu povo da escravidão, conduziu os hebreus através do Mar Vermelho rumo à liberdade.
Como o calendário judaico é lunar, a data da Páscoa torna-se móvel também no calendário cristão. Por isso, a data da Páscoa é móvel: ela é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre em (ou após) o dia 21 de março, não podendo ser antes de 22 de março nem depois de 25 de abril. Coincidentemente, neste ano de 2025, tanto os católicos romanos quanto os ortodoxos celebrarão a Páscoa na mesma data.

A morte de Jesus, ocorrida durante a celebração da Páscoa judaica, estabelece um paralelo: a antiga aliança, selada com o sangue do cordeiro pascal, contrapõe-se à nova aliança, selada com o sangue do próprio Cristo.
A Páscoa, então, representa o centro do Ano Litúrgico e da vida da Igreja. Celebramos a redenção humana e a glorificação de Deus, realizada por Cristo, que, ao morrer, venceu a morte e, ressuscitando, renovou a nossa vida.
Desde os primórdios do Cristianismo, a comunidade cristã se organizou em torno da celebração do Ressuscitado, dando origem a esta bela festa.
:: Você sabia que todo o Tempo Pascal é uma única celebração?
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Qual a relação entre Igreja e o Sacro Império Romano-Germânico ?
A formação do Sacro Império Romano-Germânico revela a aliança entre poder religioso e político na Idade Média, tensões internas e impactos duradouros na Europa
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.