Leia MaisComo batizar seu filho no Santuário de AparecidaA Igreja Católica possui sete Sacramentos que marcam fases importantes da vida cristã. Eles são sinais sensíveis e eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é concedida a vida divina. Através deles, os católicos se fortalecem e também expressam a sua fé, bem como renovam seu compromisso cristão.
O Batismo é o primeiro sacramento, que é um novo nascimento, porta de entrada à vida em comunhão com a Igreja de Cristo. Pela água, passamos a ser filhos de Deus, participantes da vida da Trindade.
Jesus deixou-se batizar no Rio Jordão por São João Batista. Ele se submeteu ao Batismo para transformar nossa humanidade participante da vida de Deus.
Os ministros ordinários do Batismo são o bispo, o presbítero e o diácono. E como você confere aqui no A12, em situações de urgência qualquer pessoa pode batizar, desde que tenha a intenção de fazer como pede a Igreja: derramar água sobre a cabeça e dizer a fórmula batismal: “Eu te batizo em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
Dentro das igrejas católicas existe o batistério, “lugar onde a fonte batismal jorra água ou está colocada, [de forma que] seja destinada exclusivamente para o rito do batismo” (Introdução do Rito para o Batismo, 25) e também a pia batismal (também conhecida como fonte batismal), que segundo o guia litúrgico da CNBB, “deve ser pensada em conjunto com os outros espaços, manter sempre a conexão com o espaço da celebração eucarística, mas não colocada no presbitério”.
A pia batismal na maioria das vezes tem o formato octogonal (oito lados), um detalhe que pode parecer normal, mas tem um significado muito profundo. Primeiro, a respeito dos meninos judeus que eram circuncidados no oitavo dia, como explica São Paulo Apóstolo às suas comunidades.
“Não é verdadeiro judeu o que o é exteriormente, nem verdadeira circuncisão a que aparece exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é interiormente, e verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o espírito da lei, e não segundo a letra” (Rm 2,28-29).
Outra explicação importante sobre a fonte é do Papa Francisco, na bula Spes non confundit, para proclamar o Jubileu da Igreja para 2025, que fala do local como parte do mistério do sacramento da iniciação cristã.
“Durante muito tempo, por exemplo, os cristãos construíram a pia batismal em forma octogonal, e ainda hoje podemos admirar muitos batistérios antigos que mantêm esta forma, como em São João de Latrão na cidade de Roma. Indica que, na fonte batismal, se inaugura o oitavo dia, isto é o da ressurreição, o dia que ultrapassa o ritmo habitual, marcado pela cadência semanal, abrindo assim o ciclo do tempo à dimensão da eternidade, à vida que dura para sempre: esta é a meta para a qual tendemos na nossa peregrinação terrena”.
E ainda existe mais uma referência para o formato octogonal da pia, que está na Primeira Epístola de Pedro, referente aos sobreviventes da Arca de Noé.
“Àqueles que outrora foram incrédulos, enquanto a paciência de Deus ia aguardando, no tempo de Noé, quando ele construía a arca, na qual poucas pessoas — oito ao todo — se salvaram através da água. Isto era figura do Batismo, que agora vos salva. Este não é uma purificação do que está sujo no corpo, mas é o compromisso que uma boa consciência assume com Deus pela ressurreição de Jesus Cristo” (1Pe 3, 20-21)
A rica simbologia serve para ilustrar que, pelo batismo, renascemos para Cristo, somos resgatados e adotados como filhos de Deus e inseridos no corpo místico de Jesus Cristo, que é a Igreja. E que o Senhor Deus nos ajude a honrar esse dia em que renascemos para Deus.
Na Casa da Mãe, confira as Capelas do Batismo e da Ressurreição
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.