Esta é uma questão interessante e que nos faz mergulhar, de certa maneira, na história da humanidade. É de acesso a todos que a forma de contagem do tempo utilizada atualmente não é a única, pois mesmo antes do nascimento de Jesus Nosso Senhor, já existiam outras formas, como por exemplo o calendário judaico, o calendário chinês, entre outros.
Leia MaisTítulos de Jesus: O Filho do HomemBom Jesus de Pirapora: Testemunhas do amor do PaiPara responder à questão acima, devemos recorrer, segundo os historiadores, ao século V, onde um monge chamado Dionísio teve a inspiração de organizar e contar o tempo a partir do nascimento de Jesus, dividindo os fatos históricos entre “Antes e Depois de Cristo”, na sigla latina “Anno Domini”, (Ano do Senhor).
Esta organização, com o passar do tempo foi se propagando a ponto de chegar a ser, na atualidade, muito conhecida, principalmente entre os habitantes do Ocidente, região onde a religião cristã foi principal influente.
Fora os fatos históricos que levaram esta contagem a chegar até os dias de hoje, não se pode negar que a pessoa de Jesus Cristo marca profundamente a história da humanidade, a ponto de “dividir” a história entre antes e depois de seu nascimento. A encarnação (nascimento) de Jesus Nosso Senhor, sua vida, Paixão, Morte e Ressurreição assinalam a presença do próprio Deus na história da humanidade.
Desta forma, os ensinamentos e os seguidores de Cristo (cristãos) se desenvolveram neste processo histórico, colaborando para que a humanidade continuasse sua caminhada, porém, tendo consciência de que o próprio Deus esteve caminhando na terra conosco, para nos salvar e nos apontar o caminho a seguir.
O 'evento Jesus Cristo', realiza, portanto, uma mudança na humanidade, a ponto de influenciar a história, como dito acima, “dividindo-a” entre antes e depois de seu nascimento.
Jesus, que é homem e Deus, influencia não apenas os Cristãos, mas deixa marcas até mesmo em outras religiões e culturas, sendo uma das “figuras” mais conhecidas da humanidade.
Que a cada dia, possamos buscar ter mais intimidade com esse Deus que ama e marca profundamente a humanidade, a ponto de se inserir nela, para fazer a experiência de estar conosco.
Frei Iorlando e especialistas explicam sobre Maria no mistério de Cristo
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Jubileu das Comunicações: exposição pede esperança por meio da informação
Evento faz parte do Jubileu do Mundo das Comunicações, que inicia dia 24 de janeiro.
O que a Igreja Católica diz sobre casamento misto?
Igreja Católica reconhece casamentos mistos e valoriza o compromisso com a fé católica na educação dos filhos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.