O teólogo italiano Romano Guardini (1885–1968), afirma que a Santa Missa “é uma pessoa”, isto é, Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, no ato máximo do seu amor pela humanidade pelo Seu único e eterno sacrifício. Essa dimensão deve ser considerada ao se preparar para a participação na Eucaristia.
Leia MaisDevo receber a Eucaristia na boca ou na mão? O A12 responde!Por isso, é recomendado chegar com antecedência, como também preparar o coração para esse encontro pessoal com Jesus.
Em nossa casa, ou mesmo na Igreja, façamos um bom exame de consciência e silenciar a alma, assim como após receber o Corpo e o Sangue de Cristo, entregando-se por completo ao Senhor, o Pão da Vida.
A Igreja Católica recomenda aos fiéis que participem da Santa Missa todo domingo e nas festas de preceito, aconselha que dela se participe também nos outros dias e se preparem para a Eucaristia, o mistério da fé, sacramento perfeito do amor de Deus. A fé fundamentalmente é um Deus que nos ama incondicionalmente sem nenhuma medida.
No Instagram do portal A12, Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., fala a razão para nos preparam e jejuar antes da Missa
Como o Padre Camilo nos orienta, um jejum eucarístico demonstra nosso respeito a Jesus Cristo e o desejo que temos de recebê-lo como o mais importante alimento da nossa vida.
O Código de Direito Canônico, no cânon 919, explica que “Quem vai receber a Santíssima Eucaristia, abstenha-se, pelo espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão, de qualquer comida ou bebida, exceto água ou remédios”. Outra exceção é a respeito dos idosos, doentes e pessoas que cuidam deles “podem receber a Eucaristia mesmo quando tiverem comido na hora anterior à comunhão”.
Está claro qual é o motivo do jejum: o respeito pelo Corpo do Senhor. Trata-se de nos preparar para este encontro com Jesus, não só do ponto de vista espiritual, mas também material.
É toda a pessoa que se prepara para entrar em comunhão com o Senhor, para deixar-se transformar por Ele. Não se trata, portanto, de observar uma norma, mas de perceber este grande dom que vamos receber.
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Tradições do Natal e a Idade Média
Descubra como tradições natalinas, como festas e decorações, nasceram na Idade Média e moldaram costumes que seguimos até hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.