A Igreja nos orienta que os cristãos católicos devem se confessar na Quaresma, quando acontece a preparação para a Páscoa. Mas, esse pedido também se estende durante o tempo do Advento, em preparação para o Natal do Senhor.
Quem nos convida a refletir a importância de procurar o Sacramento da Penitência durante o Advento são os Mandamentos da Igreja. Eles nos indicam a importância da participação profunda e consciente dos fiéis nos valores do Reino de Deus, dado a nós por Jesus e revelado nos sinais de sua ação na vida pública.
O segundo mandamento nos diz:
Confessar ao menos uma vez cada ano: esta confissão é o mínimo que se pede ao cristão, mas que consciente deve buscar mais vezes e especialmente diante de pecados graves. A confissão também é curativa para a alma e força para vencer as tentações. |
Leia MaisO que a Bíblia nos ensina sobre o pecado e a misericórdia?Oração da Divina MisericórdiaSegundo o Código de Direito Canônico, no n.º 959:
“Os fiéis que confessem os seus pecados ao ministro legítimo, estando arrependidos de os terem cometido, e tendo também o propósito de se emendarem, mediante a absolvição dada pelo mesmo ministro, alcançam de Deus o perdão dos pecados cometidos depois do batismo, ao mesmo tempo que se reconciliam com a Igreja que vulneraram ao pecar”.
Logo, observe se sua paróquia realiza algum mutirão nesse período, ou mesmo os horários normais de confissão, do mesmo modo realizado durante a Quaresma. Aproveite esse momento para “limpar a casa” e jogar fora tudo aquilo que não queremos levar para o próximo ano e acolher o Menino Jesus que virá, para celebrar o final de ano de maneira leve!
:: Entenda como funciona as confissões no Santuário Nacional
Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., nos fala das vezes que devemos nos confessar
Fonte: CNBB, Arquidiocese do Rio de Janeiro
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.