Dúvidas Religiosas

Por que existem duas imagens de São João, uma como criança e outra adulto?

Escrito por Letícia Dias

24 JUN 2024 - 15H10 (Atualizada em 24 JUN 2024 - 15H53)

reprodução/ Paróquia São João Batista

Neste dia 24 de junho a Igreja celebra a Solenidade de São João Batista, o precursor de Jesus.

João era filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, a Mãe de Jesus, “e morou no deserto até o dia em que devia manifestar-se a Israel.” (Lc 1,80)  

Leia MaisSantuário Nacional celebra Solenidade da Natividade de São João BatistaPapas e Santos falam sobre São João Batista

Cada imagem de São João Batista retrata aspectos diferentes de sua vida. No entanto, a imagem dele como criança se tornou popular pelas festas juninas do nosso Brasil e ninguém sabe quem, de fato, a criou.

Além disso, para diferenciá-Lo de Jesus, apresentado como bebê, João toma as características de uma criança.

Não podemos esquecer também que São João Batista possui duas datas no calendário litúrgico: o seu nascimento em 24 de junho, e seu martírio em 29 de agosto.

Em junho, sua imagem como menino representa a pureza e a inocência infantil, e o cordeirinho diz respeito ao anúncio que faria acerca do Messias“Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (São João 1,9)

Por outro lado, a imagem de São João adulto diz respeito à sua missão como aquele que preparou o caminho para a vida pública de Jesus, seu martírio, sua pregação e o batismo do rio Jordão:

Sidney de Almeida / Shutterstock
Sidney de Almeida / Shutterstock


“Eu vos batizo com água, para vossa conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: não sou digno nem de tirar-lhe as sandálias. Ele vos batizará com o fogo do Espírito Santo.” (São Mateus 3, 11)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...