É comum o pensamento de que apenas na Sexta-feira Santa seja preceito abster-se do consumo de carne.
No entanto, em todas as sextas-feiras do ano podemos reviver o mistério penitencial da Paixão de Cristo. Além disso, esse exercício da fé favorece a disciplina e o crescimento espiritual de quem a pratica.
Leia MaisJejum: Por que posso comer peixe e outras carnes não?Como fazer o Jejum?A vivência dessa penitência está de acordo com o 4º Mandamento da Igreja: “Jejuar e abster-se de carne, como manda a Santa Mãe Igreja”.
Nesse sentido, o Código do Direito Canônico, o conjunto de leis que regulamentam e organizam a Igreja Católica Apostólica Romana, oferece as seguintes orientações:
“Todas as sextas-feiras do ano são dias penitenciais na Igreja universal”. (n.º 1250)
“Guarde-se a abstinência de carne ou de outro alimento segundo as determinações da Conferência episcopal, todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; a abstinência e o jejum na Quarta-Feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo”. (n.º 1251)
Solenidades são grandes comemorações como, por exemplo, a Vigília Pascal, o Pentecostes, o Natal e a Assunção de Nossa Senhora, entre outros.
No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) faz a seguinte observação sobre o cânon:
“Toda sexta-feira do ano é dia de penitência, a não ser que coincida com solenidade do calendário litúrgico. Os fiéis nesse dia se abstenham de carne ou outro alimento, ou pratiquem alguma forma de penitência, principalmente obra de caridade ou exercício de piedade”.
O jejum corresponde à privação de comida ou redução das refeições diárias. Como católicos, somos obrigados apenas duas vezes por ano, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, a praticar essa ação.
Já a abstinência diz respeito a não comer carne animal, seja bovina, suína ou de animais de caça e aves.
O Cânon 1252 aponta que “à lei do jejum estão sujeitos todos os maiores de idade”, ou seja, a partir dos 18 anos completos, “até terem começado os sessenta anos”.
Das raízes a Belém: a história por trás da Genealogia de Jesus
O Padre Inácio de Medeiros, C.Ss.R., explica a importância da genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus e seu cumprimento das profecias messiânicas.
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Compreenda o real sentido do Natal
Livro da Editora Santuário traz a verdadeira essência em que devemos viver o Natal!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.