Dúvidas Religiosas

Por que o Papa é chamado de “Papa”?

A palavra "papa" tem três origens possíveis: uma grega, outra derivada de uma sigla e a última do latim.

Escrito por Beatriz Nery

10 ABR 2025 - 09H37 (Atualizada em 10 ABR 2025 - 12H27)

E photographer/Shutterstock

Você já se perguntou por que chamamos o Papa de “Papa”? Esta é uma pergunta que a resposta não é tão simples, já que ao longo da história o termo adquiriu diferentes significados, até se tornar uma expressão que se refere exclusivamente ao líder da Igreja Católica.

Qual é o significado da palavra “Papa”?

O primeiro significado é encontrado no século III, pois é dito que “Papa” vem do vocabulário grego e o define como uma palavra onomatopaica, ou seja, imita um som ou representa um som natural, que significa pai, papai ou até mesmo paizinho, uma forma carinhosa e respeitosa de se referir a uma figura paterna.

Naquela época era usado para se referir respeitosamente aos bispos da área da Ásia Menor e a partir do século IX, “Papa” passou a ser usado exclusivamente para se referir ao bispo de Roma, num sentido específico como o Pai de Roma.

Mais tarde, e vindo do latim, à palavra "Papa" foram atribuídas duas características retiradas da primeira sílaba de dois termos latinos que designam o sucessor de São Pedro como "Pai" e "Pastor", que em latim são Pater e Pastor.

Vatican Media / Reprodução
Vatican Media / Reprodução


Papa é uma sigla?

Por fim, diz-se que a primeira evidência arqueológica do uso da palavra “Papa” foi encontrada nas catacumbas de São Calixto, em Roma.

Este testemunho é uma sigla, ou seja, uma palavra formada pelas iniciais de várias palavras, que vem da frase “aquele que recebe o poder do apóstolo Pedro”.

Petri Apostoli Potestatem Accipiens = PAPA




Existem várias interpretações do significado desta palavra designada ao pai espiritual de todos os católicos e chefe da Igreja Católica.

Mais importante ainda, porém, de acordo com o relato bíblico, desde o momento em que Cristo muda o nome de Pedro até depois da Ressurreição, fica claro que Ele lhe deu autoridade para construir a Igreja, simbolizando assim a unidade.

 Títulos oficiais do papa


Bispo de Roma

Esse é o título mais importante. Como sucessor de São Pedro, o papa é o bispo da diocese de Roma, onde Pedro morreu e foi sepultado.

Sucessor do Príncipe dos Apóstolos

Refere-se à sucessão direta de São Pedro, a quem Cristo deu a missão de liderar a Igreja.

Santo Padre

Usado com carinho e respeito pelos fiéis. Destaca o papel do papa como pai espiritual da Igreja.

Soberano do Estado da Cidade do Vaticano

O papa também é o chefe de Estado do menor país do mundo: o Vaticano.

Servo dos servos de Deus (Servus servorum Dei)

Um dos títulos mais humildes. Foi usado pela primeira vez pelo Papa São Gregório Magno no século VI. Mostra que o papa está a serviço de todo o povo de Deus.

Pontífice Máximo (Pontifex Maximus)

Título herdado da Roma antiga, mas ressignificado. Hoje, expressa a missão do papa como “construtor de pontes” entre Deus e os homens, entre os povos, entre os cristãos.

Pastor da Igreja Universal

Mostra o papel do papa como pastor de toda a Igreja Católica no mundo.

:: Por que precisamos do Papa Francisco? Temos 7 motivos!

Fonte: Desde la fe

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Dúvidas Religiosas

Por que o Papa é chamado de “Papa”?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...