Durante a celebração da Santa Missa, na Liturgia Eucarística, a Igreja recorda os momentos que correspondem às palavras e gestos realizados por Cristo, na véspera da sua Paixão. "Na preparação dos dons são levados ao altar o pão e o vinho, isto é, os elementos que Cristo tomou em suas mãos", disse o Papa Francisco, durante a audiência geral em fevereiro de 2018.
Leia MaisIdoso de 104 anos recebe Batismo, Eucaristia e Crisma Viático: A última Eucaristia do cristão O primeiro desses gestos de Jesus, de tomar o pão e o vinho, corresponde na celebração da Eucaristia, à apresentação das ofertas:
“É bom que sejam os fiéis a apresentar ao sacerdote o pão e o vinho, porque eles significam a oferta espiritual da Igreja ali recolhida pela Eucaristia.
Não obstante hoje os fiéis não levem mais, como em um tempo, o próprio pão e vinho destinados à Liturgia, todavia o rito da apresentação destes dons conserva o seu valor e significado espiritual”, complementou o Santo Padre.
O ministro ordenado que preside a missa, ao receber as oferendas eucarísticas, louva a Deus pelo pão e vinho recebidos da Sua bondade e que são fruto da terra e do trabalho do homem, e as apresenta para que se tornem pão de vida e bebida de salvação.
Antes de levantar e oferecer o vinho, o padre, diácono ou ministro acrescenta um pouco de água ao vinho, representando a união real da divindade e humanidade de Jesus Cristo. Mas representa também a união da nossa oferenda à oferenda perfeita de Cristo na Cruz, junto a cada um de nós.
Para você entender com mais detalhes este bonito momento da Liturgia, o Padre Camilo Júnior, C.Ss.R. esclarece o porquê de colocar mais vinho e esta gota de água no cálice durante o ofertório.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.