Durante a celebração da Santa Missa, na Liturgia Eucarística, a Igreja recorda os momentos que correspondem às palavras e gestos realizados por Cristo, na véspera da sua Paixão. "Na preparação dos dons são levados ao altar o pão e o vinho, isto é, os elementos que Cristo tomou em suas mãos", disse o Papa Francisco, durante a audiência geral em fevereiro de 2018.
Leia MaisIdoso de 104 anos recebe Batismo, Eucaristia e Crisma Viático: A última Eucaristia do cristão O primeiro desses gestos de Jesus, de tomar o pão e o vinho, corresponde na celebração da Eucaristia, à apresentação das ofertas:
“É bom que sejam os fiéis a apresentar ao sacerdote o pão e o vinho, porque eles significam a oferta espiritual da Igreja ali recolhida pela Eucaristia.
Não obstante hoje os fiéis não levem mais, como em um tempo, o próprio pão e vinho destinados à Liturgia, todavia o rito da apresentação destes dons conserva o seu valor e significado espiritual”, complementou o Santo Padre.

O ministro ordenado que preside a missa, ao receber as oferendas eucarísticas, louva a Deus pelo pão e vinho recebidos da Sua bondade e que são fruto da terra e do trabalho do homem, e as apresenta para que se tornem pão de vida e bebida de salvação.
Antes de levantar e oferecer o vinho, o padre, diácono ou ministro acrescenta um pouco de água ao vinho, representando a união real da divindade e humanidade de Jesus Cristo. Mas representa também a união da nossa oferenda à oferenda perfeita de Cristo na Cruz, junto a cada um de nós.
Para você entender com mais detalhes este bonito momento da Liturgia, o Padre Camilo Júnior, C.Ss.R. esclarece o porquê de colocar mais vinho e esta gota de água no cálice durante o ofertório.
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.