Você já deve ter visto em sua paróquia que toda primeira sexta-feira do mês é celebrada Missa em honra ao Coração de Cristo.
Esta devoção veio através do apelo de Jesus em três aparições e 12 promessas deixadas pelo Senhor à Santa Margarida Maria Alacoque, religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação, entre 1673 e 1675.
“Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu Coração, comungando, neste dia, e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares”, disse Jesus à Santa Margarida.
Com o tempo, foi instituído um grupo apostólico de devotos, que se espalhou por todas as nações pelo mundo, no que se tornou um dos grupos mais influentes da Igreja Católica, o Apostolado de Oração.
E nas aparições, o Senhor deixou como promessa final a certeza de salvação para todos a partir desta devoção.
“Prometo-vos, no excesso da misericórdia do meu Coração, que o meu Amor Todo Poderoso, concederá, a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado, nem sem receberem os Sacramentos. O meu divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento”.
Desta maneira, ao longo dos anos, a Igreja confirmou esta atitude de fé. Oficialmente, apenas em 1889, mais de dois séculos depois do início das aparições de Jesus à Santa Margarida, o Papa Leão XIII em 1889 publicou a encíclica Annum Sacrum e declarou:
“A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma forma por excelência de religiosidade. Essa devoção, que recomendamos a todos, será muito proveitosa. No Sagrado Coração está o símbolo e a imagem expressa do Amor Infinito de Jesus Cristo, que nos leva a retribuir-lhe esse amor”.
A solenidade ao Sagrado Coração de Jesus ocorre sempre na segunda sexta-feira após o Corpus Christi e encerra um ciclo de grandes festas na Igreja (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade e Corpus Christi) para que possamos contemplar o Seu coração que nos ama até o extremo.
Assim, pedimos ao Coração de Jesus pelas necessidades da nossa Igreja e do mundo. Que o Sagrado Coração de Jesus derrame a sua paz ao mundo, que está precisando muito das nossas orações e súplicas. Rezemos ainda pela conversão dos pecadores e consagremos a humanidade ao Coração manso e humilde de Nosso Senhor.
Irmã Ana Gabriela fala do Coração de Jesus como fonte de vida
Das raízes a Belém: a história por trás da Genealogia de Jesus
O Padre Inácio de Medeiros, C.Ss.R., explica a importância da genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus e seu cumprimento das profecias messiânicas.
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Compreenda o real sentido do Natal
Livro da Editora Santuário traz a verdadeira essência em que devemos viver o Natal!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...