Quem já participou da cerimônia de Ordenação Sacerdotal, reparou que existem momentos muito especiais. De acordo com o Pontifical Romano, o rito de Ordenação tem seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
Leia Mais15 redentoristas celebram Jubileu de Ordenação Sacerdotal em AparecidaEntenda: O que é a celebração de Ordenação Diaconal?Assim como as demais ordenações, a Sacerdotal é realizada dentro da Missa. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral.
No momento da Ladainha, o Bispo convida o povo a rogar a Deus Pai que derrame com largueza a sua graça sobre este seu servo, que ele escolheu para o cargo de presbítero.
Nesta parte, os futuros padres se deitam, no momento chamado de Prostração, como sinal de sua total entrega a Deus. Na liturgia, todos os gestos realizados na Ordenação são destinados a unir alma e corpo no mesmo sentimento.
Neste momento, aquele que deve ser ordenado sacerdote fica com o rosto voltado para a terra, sendo esse um sinal dos mais intensos do rito. Com ele se quer explicitar que aquele homem, que todos conhecem, que conviveu com muitos, que trabalhou, que estudou e viveu no mundo não pertence mais ao mundo, está morto para o mundo, assim como o mundo está morto para ele, assim como afirma o apóstolo São Paulo:
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" (GI 2, 20)
Eles se humilham para que a consagração que se segue seja um presente, e não um poder, um serviço, não um privilégio. Uma atitude vivida por Cristo no Getsêmani:
“Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: ‘Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia, não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres.'” (Mt 26, 39)
Terminada a ladainha, o bispo, de mãos estendidas, reza:
“Ouvi-nos, Senhor, nosso Deus, e derramai sobre este vosso servo a bênção do Espírito Santo e a força da graça sacerdotal, a fim de que acompanheis com a riqueza de vossos dons o que apresentamos à vossa solicitude para ser consagrado. Por Cristo, nosso Senhor”.
Não somente os Padres, mas também Diáconos e Bispos, em suas ordenações também realizam o gesto durante a invocação dos santos.
Assim, sempre estejamos em oração para que a cada dia os presbíteros possam sempre ser obedientes à vontade de Deus!
Oração pelos Sacerdotes
Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote,
conservai os vossos sacerdotes
sob a proteção do Vosso Coração Amabilíssimo,
onde nada de mal lhes possa suceder.
Conservai puros e desapegados dos bens da terra os seus corações,
que foram selados com o caráter sublime do Vosso Glorioso Sacerdócio.
Fazei-nos crer no seu amor e fidelidade para Convosco
e preservai-os do contágio do mundo.
Dai-lhes também, juntamente com o poder que têm
de transubstanciar o pão e o vinho em Vosso Corpo e Sangue,
o poder de transformar os corações dos homens.
Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos
e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna.
Amém!
Das raízes a Belém: a história por trás da Genealogia de Jesus
O Padre Inácio de Medeiros, C.Ss.R., explica a importância da genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus e seu cumprimento das profecias messiânicas.
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Compreenda o real sentido do Natal
Livro da Editora Santuário traz a verdadeira essência em que devemos viver o Natal!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.