"Como o alimento corporal serve para restaurar a perda das forças, a Eucaristia fortalece a caridade que, na vida diária, tende a arrefecer; e esta caridade vivificada apaga os pecados veniais. Ao dar-se a nós, Cristo reativa o nosso amor e nos torna capazes de romper as amarras desordenadas com as criaturas e de enraizar-nos nele" (Catecismo da Igreja Católica, 1394)
O sacramento da Eucaristia é o centro de toda a vida cristã. Ele nos faz voltar o olhar para o sacrifício de Jesus na cruz para nos salvar, completa a nossa iniciação à vida cristã e nos une a liturgia celeste. A Sagrada Eucaristia é o alimento.
Ninguém vive sem se alimentar. Para viver, dependemos não só da comida, mas também do pão da fraternidade, do carinho, da justiça. Nessa experiência de repartir o pão de cada dia, seja o pão de trigo, seja o pão da dor ou da alegria, Deus está presente.
"E hoje encontramos a grandeza de Deus num pedaço de Pão, numa fragilidade que transborda amor, transborda partilha. Fragilidade é exatamente a palavra que eu gostaria de sublinhar. Jesus se torna frágil como o pão que se parte e se esmigalha. Mas é ali que está a sua força, na fragilidade", disse o Papa Francisco em 2021.
Todos nós fiéis, por alguma razão, precisamos participar de várias missas durante o dia, por exemplo se formos fazer leitura na missa, sendo ministros extraordinários da Eucaristia, sacristãos, acólitos e ministro de canto. Mas será que podemos comungar em várias missas no mesmo dia?
De acordo com o Código de Direito Canônico, não há uma norma específica que limite o número de vezes que a pessoa pode assistir à Missa em um dia, mas sim se especifica o número de vezes que se pode comungar.
Para tirar essa dúvida, assista esse vídeo que o A12 produziu, onde o missionário redentorista Padre Camilo Júnior fala sobre o respeito, a veneração e quantas vezes podemos comungar no mesmo dia. Confira!
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...