home
Escrito por Pe. José de Lima Torres, C.Ss.R
21 OUT 2021 - 08H00 (Atualizada em 21 OUT 2022 - 07H29)
Pode, mas não deveria. Para que se realize o Sacramento do Matrimônio, o Código de Direito Canônico exige que a pessoa tenha o Sacramento do Batismo, que os dois se amem e que não tenham nenhum impedimento. Mas é importante lembrar que a Crisma é o Sacramento da Confirmação do Batismo, sinal de maturidade cristã, psicológica e espiritual.
Leia MaisEm quais situações o Matrimônio é considerado inválido?Por este sacramento, a pessoa assume o seu Batismo, passa a ser responsável por suas opções e assume, em sua vida, a pessoa de Jesus e seus ensinamentos. E, para casar-se, é importante que ela tenha assumido essa vida cristã de forma consciente.
Será que uma pessoa que leva a sério a sua vida cristã católica exigiria casar-se, sem ter sido crismada? Se isso acontecer, é sinal de que não há maturidade. Uma pessoa imatura não pode assumir compromissos duradouros.
Talvez seja por isso que a maioria dos matrimônios celebrados é inválida: as pessoas querem se casar, mas não procuram entender o que essa decisão representará para elas. Falta-lhes maturidade e consciência sobre sua opção fundamental.
Enfim, o sacramento exigido para celebrar o Matrimônio é o Batismo. Mas também é preciso consultar sua paróquia para saber se há outras exigências particulares da sua Diocese.
A12 fala sobre a vocação matrimonial
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas
Carregando ...