O pecado é tudo o que impede a graça de Deus em nós, ou seja, um obstáculo para a nossa proximidade e abertura ao amor de Deus. Na Igreja Católica Apostólica Romana os pecados são chamados de pecados veniais e pecados mortais. Leia MaisOração para realizar uma boa confissão dos pecadosQual a diferença entre o Ato Penitencial e a Confissão?
De acordo com o Catecismo da Igreja (CIC), os pecados necessitam ser julgados conforme a gravidade.
O item 1855 explica que:
"O pecado mortal destrói a caridade no coração do homem por uma infracção grave à Lei de Deus. Desvia o homem de Deus, que é o seu último fim, a sua bem-aventurança, preferindo-Lhe um bem inferior. O pecado venial deixa subsistir a caridade, embora ofendendo-a e ferindo-a."
Para que um pecado seja considerado mortal existem três condições:
- Matéria grave (blasfêmia, perjúrio, homicídio, adultério, etc.)
- Plena consciência
- Propósito deliberado
"A matéria grave é precisada pelos dez Mandamentos, segundo a resposta que Jesus deu ao jovem rico: «Não mates, não cometas adultério, não furtes, não levantes falsos testemunhos, não cometas fraudes, honra pai e mãe» (Mc 10, 18)." (CIC,1858)
Por outro lado, quando o pecador se deixa levar pelas práticas de ofensas, fofocas, ressentimentos, egoísmo, descuido nas práticas religiosas, preguiça, etc., esses são considerados pecados veniais.
É importante lembrar que a misericórdia de Deus não rejeita um coração verdadeiramente arrependido. Nosso Senhor disse certa vez a Santa Faustina:
"Meu Coração está repleto de grande misericórdia para com as almas, e especialmente para com os pobres pecadores. Oh! se pudessem compreender que Eu sou para eles o melhor Pai, que por eles jorrou do Meu Coração o Sangue e a Água como de uma fonte transbordante de misericórdia”. (Diário de Santa Faustina, 367)
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.