O pecado é tudo o que impede a graça de Deus em nós, ou seja, um obstáculo para a nossa proximidade e abertura ao amor de Deus. Na Igreja Católica Apostólica Romana os pecados são chamados de pecados veniais e pecados mortais. Leia MaisOração para realizar uma boa confissão dos pecadosQual a diferença entre o Ato Penitencial e a Confissão?
De acordo com o Catecismo da Igreja (CIC), os pecados necessitam ser julgados conforme a gravidade.
O item 1855 explica que:
"O pecado mortal destrói a caridade no coração do homem por uma infracção grave à Lei de Deus. Desvia o homem de Deus, que é o seu último fim, a sua bem-aventurança, preferindo-Lhe um bem inferior. O pecado venial deixa subsistir a caridade, embora ofendendo-a e ferindo-a."
Para que um pecado seja considerado mortal existem três condições:
- Matéria grave (blasfêmia, perjúrio, homicídio, adultério, etc.)
- Plena consciência
- Propósito deliberado
"A matéria grave é precisada pelos dez Mandamentos, segundo a resposta que Jesus deu ao jovem rico: «Não mates, não cometas adultério, não furtes, não levantes falsos testemunhos, não cometas fraudes, honra pai e mãe» (Mc 10, 18)." (CIC,1858)
Por outro lado, quando o pecador se deixa levar pelas práticas de ofensas, fofocas, ressentimentos, egoísmo, descuido nas práticas religiosas, preguiça, etc., esses são considerados pecados veniais.
É importante lembrar que a misericórdia de Deus não rejeita um coração verdadeiramente arrependido. Nosso Senhor disse certa vez a Santa Faustina:
"Meu Coração está repleto de grande misericórdia para com as almas, e especialmente para com os pobres pecadores. Oh! se pudessem compreender que Eu sou para eles o melhor Pai, que por eles jorrou do Meu Coração o Sangue e a Água como de uma fonte transbordante de misericórdia”. (Diário de Santa Faustina, 367)
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.