A Igreja Anglicana é a religião oficial do Reino Unido. Por este motivo também é conhecida como Igreja da Inglaterra.
A Inglaterra sempre teve uma ordem de órgãos de governo importantes. E entre eles, o Rei sempre esteve à frente de tudo. Na época, por razões políticas e pessoais, a religião Anglicana foi criada, tendo o rei como sua liderança. Atualmente, o líder é o Rei Charles III, coroado em maio de 2023.
Assim como na sua cerimônia de coroação, também em setembro do ano passado, as cerimônias do funeral da rainha Elizabeth II foram realizadas na Igreja Anglicana, e durante as cenas vistas em todo o mundo, foram identificadas algumas semelhanças com a fé católica, como a arquitetura da Igreja, as orações e leituras bíblicas entre outras. A Igreja da Inglaterra é a matriz da Comunhão Anglicana, que reúne 85 milhões de adeptos em 165 países.
Então, quem são os anglicanos? Quais as diferenças e semelhanças entre eles e os católicos?
Anglicanos e Católicos romanos preservam a mesma Tradição recebida dos Apóstolos. Católicos e anglicanos possuem a Bíblia, com os dois testamentos, como base de sua fé, mas também leem os livros da Bíblia hebraica escritos em grego. As duas igrejas recitam juntas os Credo Niceno e Apostólico.
As duas são litúrgicas na forma do culto e utilizam vestes litúrgicas e paramentos da mesa ou altar. As Igrejas também possuem ordens religiosas (Franciscanos, Beneditinos, Agostinianos, etc.) e se organizam em Dioceses e Paróquias.
Católicos e anglicanos administram o Batismo e a Confirmação, celebram a Santa Eucaristia e também os outros ritos sacramentais: a Penitência, o Matrimônio, a Unção dos Enfermos e as Sagradas Ordens.
Também afirmam ser a Eucaristia (também chamada de Santa Ceia ou Missa) o centro de seu culto. A Igreja Romana afirma dogmaticamente que são sete; Na Igreja Anglicana há o consenso de que somente dois foram instituídos por Cristo e são necessários para salvação (batismo e Eucaristia). O Matrimônio pode ser repetido na Igreja Anglicana, na Romana só em caso de nulidade.
As Igrejas reservam um papel especial para a Virgem Maria, porém o Anglicanismo não aceita os últimos dogmas marianos (Assunção e Imaculada Conceição), também não há um consenso amplo entre os anglicanos quanto ao segundo dogma mariano (Virgindade Perpétua).
Não é uma redundância! O que realmente ocorreu para os Cristãos ingleses se desligarem do Papa foi justamente o Rei Henrique VIII, que quis se divorciar de Catarina de Aragão, e ela pediu socorro a Santa Sé.
O Papa Clemente VII resolveu entregar o exame do processo de separação do casal ao tribunal de Roma. Assim, em 1531, o Santo Padre proibiu Henrique de se casar novamente enquanto a causa estivesse sob julgamento.
O advogado Thomas Cromwell convenceu o rei a fazer um processo parecido com o que príncipes alemães estavam realizando: separar-se de Roma. Em fevereiro de 1531, uma assembleia do clero, instigada pelo rei, proclamou Henrique como “Chefe Supremo da igreja da Inglaterra”, com a cláusula “na medida em que a Lei de Cristo o permite”.
Desta forma, Henrique se casou com Ana Boleyn, e foi excomungado pelo Papa Clemente, e o cisma foi estabelecido em 1534 após o parlamento inglês votar o “Ato de Supremacia”, que proclamava ser o rei o “Único e Supremo Chefe da igreja na Inglaterra”; os súditos que não reconhecessem esse ato seriam punidos com a morte.
Após o cisma e a confirmação do rei como líder da Igreja Anglicana, houve uma aproximação mais contundente com o protestantismo.
O resultado disso é a diferença na autoridade da Igreja. Para os católicos, o Bispo de Roma é infalível. O Vigário de Cristo tem o controle absoluto de tudo. A autoridade descende dele para seus ajudantes e seguidores.
O ditado tão famoso de Santo Agostinho, Roma locuta causa finita est (Roma falou o assunto está encerrado) nunca foi tão verdadeiro.
As Igrejas da Comunhão Anglicana decidiram trilhar outro caminho. Sua autoridade encontra-se dispersa em vários lugares. Não há uma autoridade absoluta no anglicanismo.
Cada Igreja Anglicana pertence à Comunhão Anglicana porque está em comunhão com o Arcebispo de Cantuária e busca manter a fé católica e a ordem reformada que herdou da Igreja da Inglaterra. Mas cada uma é independente.
“Durante o pontificado de São João Paulo II (1978-2005), as duas Igrejas estavam num processo de negociação para que a Igreja Anglicana voltasse à comunhão da Igreja Católica sob a autoridade do Papa, mas diversos problemas e diferenças de ordem doutrinal fizeram com que as conversas fossem paralisadas”, disse o missionário redentorista Padre Inácio Medeiros.
Na liturgia católica é usado o Missal Romano livro específico utilizado pelo celebrante durante a Santa Missa, enquanto na liturgia anglicana é usado o Livro de Oração Comum (LOC), revisado várias vezes e que foi utilizado no funeral de Elizabeth II.
Outra diferença é que na Igreja Católica Apostólica Romana não existe possibilidade de ordenar mulheres, algo que é possível na Anglicana, inclusive, alguns casos de mulheres ordenadas chegarem ao grau do Episcopado.
Desde a época de Elizabeth I, a religião anglicana, que alguns consideram um “terceiro gênero” entre catolicismo e protestantismo, se apresenta como uma combinação de elementos de origem católica (temperados por uma aversão a Roma e ao papado) e de origem protestante.
Papa recorda cardeais e bispos falecidos em missa especial
Missa relembrou os bispos e cardeais falecidos no último ano.
Você sabia que a Igreja é militante, padecente e triunfante?
A Igreja Católica possui uma divisão visível e outra invisível (humana e divina). Entenda sobre os três estados da Igreja a partir da Comunhão dos Santos.
3 práticas para alcançar a santidade
A santidade não necessita de grandes gestos e depende exclusivamente das nossas ações cotidianas com o próximo e com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.