Estamos às portas do início da Semana Santa, período este de grande importância para os cristãos católicos, que são convidados a vivenciar de maneira profunda os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, o nosso Santíssimo Redentor. Leia MaisQuando termina a Quaresma?
Durante este período de profunda espiritualidade, a presença de alguns santos e santas e seus exemplos podem colaborar para vivermos com intensidade a nossa intimidade com o Cristo, que nos ama até as últimas consequências.
Veja:
1. Maria Santíssima: Mãe do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vivenciou de perto todo o mistério vivido por Ele, colabora para nossa vida de fé.
Com o seu exemplo, somos convidados a seguir os passos de Cristo, como verdadeiros discípulos, que vão com o Senhor até o momento de cruz, mas com esperança no coração de que não se termina tudo com a morte, mas que, por Jesus, ganhamos a vida nova na ressurreição.
Neste período, é invocada sob o título de Nossa Senhora das Dores, pois participa de perto dos mistérios da Paixão de Cristo.
2. Verônica: Sinal de solidariedade com o Cristo que padece com o peso da cruz, sendo, portanto, exemplo para cada um de nós.
Ao enxugar o rosto do Cristo que caminha para o calvário, se solidariza com sua dor.
Assim, somos convidados por ela a nos solidarizarmos e colaboramos com todos os que padecem com o peso das cruzes, levando um pouco de alívio para as suas dores.
3. Simão, o Cireneu: é outro personagem que aparece durante o período quaresmal e, de forma especial, na Semana Santa. Sinal de caridade e solidariedade com o Cristo que sofre, ao carregar o pesado lenho da cruz.
Mesmo não compreendendo muito bem o que estava acontecendo, Simão de Cirene ajuda Jesus a carregar a sua cruz. Sua atitude questiona a nossa vida, e hoje devemos perceber como está, de fato, a nossa vivência cristã na dinâmica da caridade.
Somos, também por ele, convidados a ajudar os mais sofridos a carregar suas cruzes.
4. João Evangelista: Este é o discípulo que, junto com Maria, a mãe de Jesus, se manteve aos pés da cruz. Em momento algum da Paixão e da Morte de Jesus, ele o abandona ou abandona a mãe de Jesus.
Se manteve junto com Cristo até os últimos momentos e, assim, nos ensina que mesmo diante das dores e sofrimentos, devemos nos manter persistentes e íntimos com o nosso Deus, sendo sempre acolhedores para com aqueles que sofrem e que ficam desamparados diante das injustiças e das feridas do mundo. Ao acolher Maria, a mãe de Jesus, nos dá este exemplo.
5. Maria Madalena: seguidora fiel de Jesus. É a primeira a ter contato com o Cristo que ressuscita. Portanto, é ela que leva o anúncio da ressurreição do Senhor Jesus para os demais discípulos.
É a grande anunciadora da Ressurreição. Aprendemos com ela a sermos, também nós, anunciadores da grande novidade de Jesus, a Sua ressurreição, mistério este que nos traz esperança de vida eterna.
Assim, com o exemplo de cada uma dessas personagens que aparecem durante a Semana Santa, somos convidados a bem viver a caridade, a vida de oração e a busca constante de intimidade com Jesus Cristo, que vai até as últimas consequências por amor à humanidade.
Que com o exemplo destes homens e mulheres, possamos bem celebrar a Páscoa, momento de encontro pessoal com Cristo, o nosso Redentor.
:: Acesse nossa página especial sobre Quaresma e Semana Santa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
7 lições do Papa para o Jubileu na benção Urbi et Orbi
Papa destaca Jesus como a Porta Santa da Paz, convidando a todos a vivenciar o Jubileu vencendo as divisões.
7 agendas de Aparecida para te acompanhar em 2025!
Leve um pedacinho do Santuário Nacional e a Mãe aAparecida em seus planejamentos, sonhos e organizações!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.