Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira...
Leia MaisQuem organizou o calendário como nós temos hoje em dia?Muitas vezes podemos entender que a forma com que chamamos os dias úteis da semana é apenas algo previsível e sequencial. Mas existe uma explicação para isso. E tem origens católicas!
Em culturas da maioria dos países no mundo, principalmente as latinas e anglo-saxônicas, os nomes dos dias da semana são inspirados em deuses pagãos.
Na Espanha, por exemplo, segunda-feira denomina-se lunes, dia da lua; a terça-feira é martes, dia de Marte; a quarta-feira miércoles, dia de Mercúrio; a quinta-feira chama-se jueves, em alusão a Júpiter; e a sexta-feira viernes, Vênus, um dos deuses da civilização romana.
O fim de semana foi poupado dessas referências por nações mais ligadas ao cristianismo: o sábado recorda o "Sabat" do judaísmo (Deus descansou ao sétimo dia) e o domingo vem do latim Dominus, que quer dizer "dia do Senhor", em alusão à ressurreição de Cristo.
Mesmo assim, em países anglo-saxônicos, como a Inglaterra por exemplo, o domingo se chama Sunday, ou seja, o dia do sol.
Mas então, por que em português, de segunda a sexta usamos "feira"?
São Martinho de Dume era bispo de Braga, em Portugal, entre 562 e 579, exercendo um papel essencial na diplomacia e na religião. Num tempo de muitas heresias, Martinho foi instrumento de Deus para converter o rei ao Cristianismo e, como consequência, o reino também foi convertido.
O Bispo, em seu ministério, sempre exortou seu rebanho para não se contaminar com mitos e superstições vindos das influências pagãs, sem coerência com a fé Cristã. Nesse processo, foi inclusa essa alteração nos dias da semana.
Só para entender o critério utilizado por São Martinho, a palavra feira é derivada do latim “feria”, (literalmente: dia livre, de onde vêm as palavras “feriado” e “férias”).
E o Bispo de Braga determinou, inicialmente para a Semana Santa – período que, na Idade Média, todos os dias eram consagrados ao descanso e às orações –, o primeiro dia da semana é domingo, no qual se recorda a ressurreição de Cristo, e os dias seguintes seriam ordenados numericamente.
A proposta foi aprovada no Primeiro Concílio de Braga, de 561 a 563, dirigido pelo próprio São Martinho e acabou se fixando para o resto do ano.
Assim, foram mantidos os nomes de sábado e domingo e dados novos nomes aos demais dias da semana, que passaram a ser Feria Secunda, Feria Tertia, Feria Quarta, Feria Quinta e Feria Sexta.
Ao longo dos anos, a língua portuguesa foi se modificando, tendo a palavra “feria” sido substituída por “feira” nos dias da semana, chegando-se assim aos nomes dos dias da semana atuais.
A ideia se tornou popular, e Portugal resolveu adotar oficialmente os nomes em seu calendário. E como o Brasil e outros países foram colonizados pelos portugueses, essas “feiras” foram herdadas e utilizadas em nossos dias da semana.
:: O conselho mais repetido na Bíblia pode te acalmar neste momento
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.