A Igreja ensina, no Catecismo da Igreja Católica (CIC), que todos nós, católicos por meio do batismo, devemos confessar ao menos uma vez ao ano.
Durante todo o ano é sempre necessário buscar o Sacramento para nos reconciliarmos com Deus e buscarmos ainda mais uma mudança de comportamentos. Leia MaisA partir de quando as crianças podem se confessar?Por que não posso me confessar diretamente com Deus?
No caso de ter cometido pecado mortal, o CIC ensina, no item 1457, que não se deve receber a Sagrada Comunhão sem antes receber a absolvição por meio do Sacramento da Reconciliação, mesmo estando arrependido, “a não ser que tenha um motivo grave para comungar e não lhe seja possível encontrar-se com um confessor (52).”
Já a confissão dos pecados veniais, aqueles que estamos sujeitos a cometer com certa frequência, é recomendada pela Igreja para que, à medida que lutarmos contra a tendência ao pecado, nossa consciência seja formada de forma que, passo a passo, sejamos mais semelhantes a Cristo, na paciência, na obediência ao Pai, na humildade e na fé.
Como podemos chamar este Sacramento?
É chamado Sacramento da conversão, porque realiza sacramentalmente o apelo de Jesus à conversão e o esforço de regressar à casa do Pai da qual o pecador se afastou pelo pecado.
Também podemos chamar de Sacramento da Penitência, pois consagra uma caminhada pessoal e eclesial de conversão, de arrependimento e de satisfação por parte do cristão pecador.
Sacramento da Confissão é um dos nomes, devido ao reconhecimento, a confissão dos pecados perante o sacerdote é um elemento essencial deste sacramento. Num sentido profundo, este sacramento é também uma "confissão", reconhecimento e louvor da santidade de Deus e da sua misericórdia para com o homem pecador.
É o Sacramento do Perdão, porque, pela absolvição sacramental do sacerdote. Deus concede ao penitente o perdão e a paz.
E sabemos também da absolvição como Sacramento da Reconciliação, porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: "Deixai-vos reconciliar com Deus" (2 Cor 5, 20). Aquele que vive do amor misericordioso de Deus está pronto para responder ao apelo do Senhor: "Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão"(Mt 5, 24).
:: Saiba aqui quais as diferenças entre pecado mortal e venial
“Sede imitadores de Deus como filhos queridos e vivei no amor, como também Cristo vos amou e se entregou por nós, oferecendo-se a Deus em sacrifício de suave perfume. Quanto à imoralidade e toda espécie de impureza, ou também a ambição, que nem se fale disso entre vós, como convém a um povo santo. Assim também as grosserias, ditos picantes ou maliciosos: tudo isso não convém; fazei ouvir, antes, ações de graças.” (Efésios 5,1-4)
Mandamento da Igreja
Confessar-se é também um ato de obediência, ao que manda a Santa Mãe Igreja em um dos seus 5 mandamentos:
1 – Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho;
2 - Confessar-se ao menos uma vez por ano;
3 - Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição;
4 - Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja;
5 - Ajudar a Igreja em suas necessidades.
Neste vídeo, Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., explica quando devemos confessar
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.