"De fato, o presépio é como um Evangelho vivo que transborda das páginas da Sagrada Escritura. Ao mesmo tempo em que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade Daquele que se fez homem a fim de se encontrar com todo o homem, e a descobrirmos que nos ama tanto, que se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele”.
Esta frase do Papa Francisco, em 2019, na carta apostólica Admirabile signum retrata o significado e valor do presépio.
A representação que conhecemos nos dias de hoje foi iniciada por São Francisco de Assis (1182-1226). Em 1223, na cidade de Greccio, na Itália, ele organizou na noite de Natal uma encenação sobre o nascimento de Cristo, que foi pouco a pouco sendo espalhada em todo o mundo pelos frades.
Montar um presépio em casa já é tradição entre as famílias católicas, pois se trata celebração do mistério de Deus que se fez carne e nasceu como Jesus para redimir a humanidade.
Existem algumas razões da importância do presépio:
A montagem do presépio é uma grande prática de oração e contemplação, proporcionando um momento para que possamos nos conectar espiritualmente com o nascimento de Jesus, a partir das figuras ali presentes, como a Virgem Maria, São José, os pastores, os reis magos, anjos e animais. Cada elemento tem um significado simbólico, destacando a mensagem central do Natal.
Mas existe um período correto para montar e desmontar o presépio?
No vídeo a seguir, Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., esclarece esta dúvida sobre a montagem da representação do nascimento de Cristo, confira!
.:: Santuário Nacional inaugura presépio em ano especial para Igreja
Papa recorda cardeais e bispos falecidos em missa especial
Missa relembrou os bispos e cardeais falecidos no último ano.
Você sabia que a Igreja é militante, padecente e triunfante?
A Igreja Católica possui uma divisão visível e outra invisível (humana e divina). Entenda sobre os três estados da Igreja a partir da Comunhão dos Santos.
3 práticas para alcançar a santidade
A santidade não necessita de grandes gestos e depende exclusivamente das nossas ações cotidianas com o próximo e com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.