Relíquia para toda a humanidade, o Vaticano é o núcleo oficial da Igreja Católica, além de abrigar Francisco, o 266º Santo Padre de sua história.
Leia MaisAcademia Marial promove a exposição “Devoção mariana do Papa Francisco”Papa Francisco motiva missionários em Audiência Geral O país foi criado em 1929, a partir da assinatura do Tratado de Latrão, que previa o Vaticano como um estado independente e o recebimento de uma indenização pela perda do seu território durante a unificação alemã.
Em contrapartida, a Igreja Católica teve de abrir mão das terras conquistadas na Idade Média e também teve que reconhecer Roma como capital da Itália.
Tem as suas missões diplomáticas em vários países, bem como moedas de impressão e selos, e extraordinários monumentos de arte: a Basílica de São Pedro, que foi originalmente construída no século IV, o Palácio Apostólico, a residência dos papas desde 1377, a Capela Sistina, que foi pintada por Michelangelo, e ainda os Museus do Vaticano.
Entre tantas curiosidades sobre este santo local, o A12 conversou com Silvonei José, locutor e jornalista da Rádio Vaticano e da Vatican News, Doutor em Comunicação, Professor na Pontifícia Universidade Gregoriana e na Pontifícia Universidade Urbaniana.
A voz de Silvonei é retransmitida nas rádios e televisões católicas do Brasil, que entram em cadeia com o Centro Televisivo do Vaticano. O jornalista, com quase três décadas estando ao lado dos cardeais e do Papa, respondeu a cinco dúvidas sobre o Vaticano neste áudios.
Ouça e acompanhe!
1 - Qual a diferença entre consistório e conclave?
2 - Além da morte e da renúncia, um Papa pode ser deposto do cargo por outro motivo?
4 - Assim como em Santuários pelo mundo, posso receber Sacramentos no Vaticano (casar, batizar, confessar, etc.)?
5 - Além do italiano, o Vaticano tem um idioma oficial?
Silvonei falou do trabalho realizado no Vaticano no programa Bênção da Manhã
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.