O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, esta que tem seu ápice no Tríduo Pascal, na celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Redentor Jesus Cristo.
:: Você sabe o que significa fazer memória da Paixão, Morte e Ressurreição na Missa? Aprenda aqui!
A celebração de Ramos nos traz à memória a entrada triunfante de Jesus na cidade de Jerusalém, centro de todo o poder religioso, econômico e social do povo judeu. Ao entrar na cidade, Jesus é recebido como um rei e saudado com pessoas que lançavam ramos para que ele passasse, e o aclamavam com 'hosanas', como nos aponta o evangelho de São João 12, 12-13. Assim, a Igreja Católica inicia as celebrações da Semana Santa fazendo memória a este local, e que logo se tornaria o centro da condenação numa morte de Cruz.

Dentro do rito da celebração do Domingo de Ramos, temos o momento em que os ramos são abençoados, e uma dúvida surge para muitos fiéis:
O que devo fazer com os ramos abençoados, após a celebração?
O ideal é colocar o ramo em um local de destaque, de preferência no local onde são realizadas as orações em sua casa. Há quem coloque na porta de casa como forma de proteger o lar. Quando os ramos secam, devem ser levados para a sua igreja, que utiliza dos ramos abençoados para a fabricação das cinzas que serão distribuídas no próximo ano, na celebração da Quarta-feira de Cinzas, abertura da Quaresma.
Na tradição popular, os antigos levavam seus ramos para casa para também fabricarem cinzas e utilizarem para abençoar as plantações, a terra e até mesmo em períodos de grandes chuvas, pedindo a benção e a proteção de Deus.
Assim, nada impede ou obriga os fiéis que o façam, pois esta tradição é também uma forma de estar em comunhão com a Igreja e em oração.

O mais importante é que este sacramental (o ramo abençoado em si), ajude aos fiéis a vivenciar de forma profunda o mistério que cerca a celebração do Domingo de Ramos, que é o início da Paixão de nosso Senhor, nos indicando sempre o seguimento de Jesus Cristo.
Somos hoje os seus discípulos e missionários, chamados a proclamar a Salvação que Ele veio nos trazer.
Que o Bom Deus e Maria Santíssima, a Mãe das Dores, nos auxiliem nesta caminhada de seguimento de Jesus, e que nós possamos, nesta Semana Santa, entrarmos na dinâmica de celebrarmos com fé, amor e devoção os passos do nosso Santíssimo Redentor.
:: Compartilhe com um amigo que agora vai saber o que fazer com os ramos este ano!
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.