Dentro da riqueza da Igreja Católica, os sacramentos são aplicados em todas as fases da nossa vida. São meios sagrados que Deus utiliza para que Sua graça se manifeste em nós.
Leia MaisEucaristia: sacramento inscrito no DNA espiritual A misericórdia do Pai no Sacramento da ReconciliaçãoO Catecismo nos ensina, no número 1115, que "Os sacramentos são 'forças que saem' do Corpo de Cristo sempre vivo e vivificante.
São ações do Espírito Santo operante ao corpo de Cristo , que é a Igreja. São as obras-primas de Deus na Nova e Eterna Aliança".
Quando uma pessoa em situação de doença grave ou perigo de morte, a Igreja administra o sacramento da Unção dos Enfermos, quando o paciente recebe óleo do sacerdote, trazendo salvação e alívio para sua fraqueza física e espiritual.
Nesta situação, quando a pessoa está consciente, primeiro é recebido o Sacramento da Confissão, depois a Unção dos Enfermos.
Em casos mais graves, quando já é sabido que está no leito de morte, a pessoa também recebe a Eucaristia, que nesse momento é chamada de Viático, o último sacramento do cristão, como é apresentado no Catecismo da Igreja Católica, no número 1524.
"Recebida neste momento de passagem para o Pai, a comunhão do corpo e sangue de Cristo tem um significado e uma importância particulares. É semente de vida eterna e força de ressurreição, segundo as palavras do Senhor: 'Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna: e Eu ressuscitá-lo‑ei no último dia' (Jo 6, 54). Sacramento de Cristo morto e ressuscitado, a Eucaristia é aqui sacramento da passagem da morte para a vida, deste mundo para o Pai".
A palavra "Viático" vem de uma tradição grega, quando era oferecido um jantar para aqueles que iriam iniciar uma longa viagem. Após a refeição, também recebiam todo o suprimento necessário para o trajeto, como dinheiro, roupas e objetos. No caso do sacramento, a Eucaristia é o alimento espiritual para a jornada da vida eterna.
Desde o Concílio de Nicéia, no ano de 325, a Igreja Católica falou da importância do Viático como preparação para o momento de estar face a face com Deus na eternidade:
“Acerca dos que estão para sair deste mundo, se guardará também agora a antiga lei canônica, a saber: que se alguém vai sair deste mundo, não seja privado do último e mais necessário viático” (Cânon 13).
Padre Queimado nos ensina sobre o poder de cura da Comunhão
Arquidiocese de Goiânia recebe novo bispo auxiliar
Aos 47 anos, o Monsenhor será o terceiro bispo auxiliar da capital goiana.
Por que Jesus nasceu pobre?
O Natal nos lembra do verdadeiro sentido da celebração: a simplicidade e humildade do nascimento de Jesus, destacando o amor e a presença de Deus em nossas vidas.
12 catequeses da Audiência Geral do Papa para rever!
Durante o ano, o Santo Padre ensinou a todos sobre o Espírito e a Esposa. Seja catequizado em 12 momentos:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.