Quando participamos da santa missa, muitos momentos podem nos chamar a atenção, como os objetos utilizados durante a celebração da liturgia, os gestos, os livros e tantos outros detalhes que embelezam o espaço litúrgico.
Hoje vamos nos aprofundar de forma breve sobre um livro específico utilizado pelo celebrante durante o ritual litúrgico, o Missal Romano.
O Missal é o livro que contém todo o rito da santa missa e as orações que o sacerdote reza durante a celebração litúrgica. Contém as partes fixas da missa, as orações conforme os tempos litúrgicos (advento, natal, etc.), os prefácios, as orações eucarísticas e demais orações necessárias.
Aqui no Brasil, uma comissão específica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) trabalhou 18 anos na revisão da tradução da terceira edição típica do Missal Romano.
A Comissão para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL), tem como objetivo para esta terceira edição do Missal trazer uma linguagem mais atual e inserir novas festividades nas celebrações litúrgicas da Igreja no Brasil.
O bispo responsável juntamente com a Comissão é Dom Edmar Peron, bispo da Diocese de Paranaguá (PR).
Leia MaisMissal Romano é o livro da fé da Igreja, afirma dom Edmar Peron em coletiva de imprensaEm agosto deste ano de 2022, durante a 59ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), foi realizada a votação em relação ao material da terceira edição do Missal. Os textos foram aprovados pelos bispos do Brasil e enviados à Roma para serem aprovados ou não.
Após este minucioso processo, se aprovado, o material vai para impressão e depois será encaminhado para as nossas igrejas, onde reunidos com todo o povo de Deus celebramos a nossa fé.
Rezemos para que Maria, Mãe da Igreja, interceda pelos bispos responsáveis por tão grande missão, para que ao realizá-la possamos, como Igreja viva, celebrar em comunhão a nossa fé em torno da mesa da Palavra e da Eucaristia.
Padre Leonardo Pinheiro, assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB ajuda você a entender o que é o Missal Romano, como ele é utilizado, a importância da liturgia e da Santa Missa. Confira:
*Atualizado por Letícia Dias, em 13/09/2022
Papa recorda cardeais e bispos falecidos em missa especial
Missa relembrou os bispos e cardeais falecidos no último ano.
Você sabia que a Igreja é militante, padecente e triunfante?
A Igreja Católica possui uma divisão visível e outra invisível (humana e divina). Entenda sobre os três estados da Igreja a partir da Comunhão dos Santos.
3 práticas para alcançar a santidade
A santidade não necessita de grandes gestos e depende exclusivamente das nossas ações cotidianas com o próximo e com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.