Espiritualidade

10 razões para o homem rezar o terço

Escrito por Laís Silva

16 JAN 2025 - 07H50

Thiago Leon

Para os cristãos católicos a oração do terço é uma oração que aproxima de Nossa Senhora e conecta com Deus. Esta prática, que pode ser considerada uma tradição, convida a meditar os mistérios da vida de Jesus, fazendo com que nossa fé e esperança sejam conservadas.

É comum ver mulheres com seus terços nas mãos rezando em igrejas ou grupos, parece até que esta é uma prática destinada a elas, para que possam rezar por suas famílias. Mas os homens também podem e devem rezar o terço, não só os padres e religiosos, todos os homens! Leia MaisPrepare-se espiritualmente para a Romaria do Terço dos Homens Gratidão e esperança marcam a próxima Romaria do Terço dos Homens

Preparamos 10 razões para um homem rezar o terço. Confira:

Devoção e proximidade de Nossa Senhora

A primeira delas é buscar a proximidade de nossa Mãe do Céu, Ela que nos guia a seu filho, que intercede por nosso caminho e cuida de nós.

Fortalecimento de sua fé

Todo momento de oração nos ajuda a fortalecer nossa fé, e a oração do terço nos inspira ainda mais, já que nela recitamos diversas vezes a Ave-Maria e o Pai-Nosso, orações nas quais falamos diretamente com Deus e com a Virgem Maria.

Pedimos a proteção da Virgem Maria

A oração do terço é uma forma de nos consagrarmos à proteção e intercessão da Virgem Maria. Foi a pedido dela que iniciamos esta prática, e Ela está sempre atenta ao cuidado de seus filhos.

Para o cristão, o terço é sua “arma”

O terço é a arma do cristão em suas dificuldades terrenas e espirituais. São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, disse uma vez: “Com esta arma, afastei muitas almas do diabo”. E desta maneira que devemos enxergar o terço, como uma arma de proteção.

Perseverança na fé

A oração diária do terço nos incentiva a perseverar na vida espiritual e nas dificuldades do dia a dia. Ela recarrega nossa esperança e fortalece nossa fé.

O terço nos leva à meditação

Ao recitar o terço nos concentramos nas palavras proferidas em cada oração, dessa maneira nossa mente fica limpa, não pensamos em outras coisas além daquilo que estamos rezando e meditando na oração do terço.

União com a Comunidade

Se você tem um grupo que se reúne para rezar o terço, essa prática pode ser uma ferramenta para unir esta comunidade. E dessa forma, além de fortalecer esta união, prepara cada um para poder receber mais membros e se tornar uma comunidade que reza junto cada vez maior.

Tradição Familiar

Em muitas famílias a prática da oração do terço é passada de geração em geração, em outras, essa prática entra como novidade, mas é sempre um convite para que cada cristão fortaleça a união familiar e, quem sabe assim, crie uma tradição de reunir a família para rezar juntos, o terço.

Força e esperança em tempos difíceis

Em nossa vida passamos por muitos momentos de desafios e dificuldades, a oração do terço pode fortalecer nosso coração diante dessas dificuldades e nos ajudar a enfrentá-las.

Proteção à sua família

Você já viu que bonito é quando um homem se põe a rezar por sua vida e pela vida de seus familiares? Além de bonito, esse é um gesto muito poderoso, pois no momento em que ele inicia sua oração, a proteção se estende para toda sua família.

Se você já tem o hábito de rezar o terço todos os dias, continue. Se ainda não tem, comece hoje a rezar por você e por sua família. Fortaleça assim sua fé, se aproximando de Deus e pedindo a intercessão de Nossa Senhora.

17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens

Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, o Santuário Nacional de Aparecida recebe a 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, a maior romaria que a Casa da Mãe acolhe todos os anos. São milhares de homens do terço que vêm à Aparecida para juntos rezarem e participarem da programação especial preparada especialmente para eles.

Neste ano, o tema escolhido caminha em sintonia com o Jubileu da Igreja: “Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança”. E o lema bíblico é convite a vivenciar sua fé: “Fortes na fé, alegres na esperança”, (Romanos 12,12).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...