A devoção a Maria Santíssima faz parte da vida e espiritualidade de nossa Igreja desde os primórdios da fé católica. O catecismo da Igreja, no seu número 971, nos diz: «a piedade da Igreja para com a santíssima Virgem pertence à própria natureza do culto cristão». A santíssima Virgem «é com razão venerada pela Igreja com um culto especial. E, na verdade, a santíssima Virgem é, desde os tempos mais antigos, honrada com o título de "Mãe de Deus", e sob a sua proteção se acolhem os fiéis implorando-a em todos os perigos e necessidades [...] Este culto, embora inteiramente singular, difere essencialmente do culto de adoração que se presta por igual ao Verbo Encarnado, ao Pai e ao Espírito Santo, e favorece-o poderosamente»».
A devoção a Nossa Senhora é um caminho para aprendermos a amar cada vez mais a Jesus. A Virgem Maria está profundamente unida a seu Filho Jesus e nos conduz a Ele em todo o momento. Como nos diz São Luís Maria Grignion de Montfort: “O caminho mais seguro, mais fácil, mais rápido e mais perfeito de chegar a Jesus Cristo” é Maria.
Para crescer na devoção a Nossa Senhora queremos sugerir 3 livros fundamentais:
O Silêncio de Maria
O Silêncio de Maria é uma obra que mergulha profundamente na vida de Maria através de uma perspectiva contemplativa. Escrito pelo padre franciscano Ignacio Larrañaga, este livro destaca como, através de seu silêncio, Maria revela uma profunda fé e confiança em Deus. Enquanto prossegue nas passagens do Evangelho, o autor vai refletindo intensamente sobre o silêncio de Maria, sua missão e sobre seu amor a Deus. O livro nos leva a meditar sobre a vida de Maria, buscando inspiração em seu exemplo de humildade e serenidade diante das adversidades.
Leia MaisA devoção mariana como fonte de consolo e esperança A Maternidade de Maria nos Ensina a Educar no Amor
As Glórias de Maria
Escrito por Santo Afonso Maria de Ligório, é uma das obras mais conhecidas na literatura mariana. O livro é uma defesa da devoção a Maria e um compêndio de suas virtudes e glórias. Santo Afonso apresenta Maria como medianeira e intercessora, exaltando seu papel na salvação da humanidade. A obra é composta por meditações, sermões, e orações que mostram a importância de Maria na vida espiritual dos fiéis. Santo Afonso utiliza numerosas citações de santos e doutores da Igreja para apoiar seus argumentos, fazendo deste livro uma fonte de inspiração para todos aqueles que buscam aprofundar sua devoção mariana.
Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria
Escrito por São Luís Maria Grignion de Montfort, o Tratado é um clássico da espiritualidade mariana. O livro propõe uma forma intensa e profunda de devoção a Maria. Esta devoção envolve a consagração total a Maria, reconhecendo-a como o caminho mais seguro e direto para chegar a Jesus. O tratado é dividido em várias partes que explicam a natureza da devoção, seus fundamentos teológicos e práticos, e um método detalhado para a consagração total. São Luís diz que, através de Maria, os fiéis podem obter uma união mais perfeita com Cristo.
Que estes livros aqui sugeridos, nos ajudem a conhecer e amar mais a Nossa Santíssima Mãe pois amando-a, amaremos mais a Jesus, seu Filho.
Veja como viver o Ano Jubilar em comunhão e práticas de fé
Veja como fortalecer a esperança e a fé durante o Jubileu da Esperança, com três dicas que vão te ajudar a vivenciar o Tempo da Graça de Deus.
Papa anuncia Ir. Raffaella Petrini como governadora do Vaticano
Com essa escolha, Francisco continua com seu objetivo de dar espaço a mais mulheres na liderança da Igreja.
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.