No dia 11 de novembro, a Igreja no Brasil celebra Nossa Senhora, Mãe da Divina Providência. Em outros países comemora-se no dia 19 deste mês. Desde o século XII a Virgem Maria é invocada sob este título relacionado aos Padres Barnabitas, que trouxeram a devoção às Américas. Leia Mais30 mil católicos celebram Nossa Senhora em BangladeshNossa Senhora do Patrocínio: Aquela que protege seus filhosSérie "Pelas Lentes do Santuário" destaca o Nicho de Nossa Senhora
Confira 5 fatos sobre esta devoção:
1 – O título está relacionado ao episódio das Bodas de Caná, narrado no Evangelho de João 2,1-11, quando Nossa Senhora em uma festa de casamento percebe que o vinho havia acabado e pede a Jesus que auxilie os noivos. Ao escutar o pedido de Sua Mãe, Ele transforma a água em vinho.
2 – Esta devoção se propagou devido a uma obra de arte que foi quebrada durante a demolição de um mosteiro antigo, em Roma, na Itália, ligado à Ordem dos Padres Barnabitas, fundada por Santo Antonio Maria Zaccaria no ano de 1530, para a construção de uma nova igreja.
3 – A obra de arte destruída no período em que ocorreu a demolição possuía a imagem da Virgem Mãe da Divina Providência. O fato causou tristeza tanto para os religiosos quanto para o arquiteto responsável pela obra, que doou outro quadro, maior do que o original, com a figura da Virgem Maria segurando o menino Jesus em seus braços.
4 – A Divina Providência se fez presente, porque apesar da falta de recursos para as obras de construção da igreja, nada faltou para que ela fosse erguida. Nesse sentido, os monges afirmavam que Isso só foi possível graças à intercessão de Nossa Senhora, que tudo providenciou.
5 – Em 1988, a imagem de Nossa Senhora Mae da Divina Providência foi coroada, o que oficializou a devoção a esse título da Virgem Maria. Além disso, se formou um grupo de devotos Dela chamado de Arquiconfraria.
Oração
“Ó, Maria, Mãe da Divina Providência,
entrego-me inteiramente a vós.
Orientai a minha vida e obtende-me a graça
de cumprir fielmente a divina vontade.
Alcançai-me o perdão dos meus pecados
e sede minha proteção e guia, todos os dias de minha vida.
Amparai-me nas horas de luta e sofrimento.
Ajudai-me, ó, Maria, a conseguir a renovação interior do meu coração,
para que nele eu possa acolher vosso divino filho, Jesus.
Livrai-nos de todo mal e de tudo que possa ser
obstáculo à eficácia de vossa proteção.
Ó, doce Mãe da Providência,
lançai um olhar materno sobre mim;
e, se ofendi o Coração Sagrado de Jesus,
cobri-me com o manto de vossa proteção e serei salvo.
Vós sois a minha esperança neste mundo,
guiai com segurança os meus passos até a vida eterna.
Amém.”
Fonte: Cruz Terra Santa e loreto.org
O que o Papa espera dos políticos eleitos?
Entenda a visão do Papa Francisco a respeito de política e religião e como cobrar os representantes nos próximos 4 anos.
Confira os 7 conteúdos mais acessados no A12.com
Os 7 conteúdos mais acessados do A12.com abordam temas como espiritualidade, história e formação religiosa. Leia mais.
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.