O Advento já começou e, com ele, a contagem regressiva para o Natal. Mas junto com o espírito de espera e preparação, vem também a correria habitual do fim de ano. Leia Mais5 formas de reconectar-se com Deus no AdventoUma jornada Interior: Como aproveitar o advento para reavaliar nossas prioridades
Compromissos, compras, festas e outras tarefas nos deixam facilmente sobrecarregados, fazendo com que a verdadeira essência deste tempo tão especial passe despercebida. O convite do Advento é, antes de tudo, um convite à reflexão e ao encontro com Deus.
No entanto, em meio à agitação, pode ser difícil encontrar momentos para desacelerar e fortalecer nossa vida espiritual.
Como podemos aproveitar melhor este tempo, sem nos perdermos na velocidade do mundo ao nosso redor? Aqui estão cinco dicas práticas para ajudar a desconectar-se da correria e reconectar-se com Deus neste Advento.
1. Procure momentos “offline”
Em um mundo onde estamos sempre conectados às telas, é essencial reservar momentos “offline” para desconectar. Ao invés de passar mais uma tarde navegando nas redes sociais, saia para apreciar a beleza da natureza, caminhe ao ar livre, olhe para o céu e sinta a paz ao seu redor.
Às vezes, tudo o que precisamos é fazer uma pausa, tomar um café em silêncio ou desfrutar de uma boa conversa com um amigo, ou familiar, sem distrações digitais. Isso nos ajuda a reconectar com o presente, com as pessoas ao nosso redor e, principalmente, com Deus.
2. Busque um momento diário de oração
O Advento é um convite à oração constante, e reservar um tempo diário para se encontrar com Deus é fundamental. Mesmo que sejam apenas alguns minutos de silêncio, de agradecimento ou de petição, a oração nos coloca na presença de Deus e nos ajuda a manter o foco no verdadeiro sentido de nossa vida. Pode ser uma oração ao acordar, antes de dormir, ou até mesmo uma pausa durante o dia. O importante é criar esse hábito diário que nos fortalece espiritualmente.
3. Faça um itinerário de oração, meditando a Palavra de Deus
Durante o Advento, a Igreja nos propõe um caminho que ajuda a nos preparar para o Natal. Medite na palavra de Deus, refletindo sobre como ela se aplica à sua vida. Você pode criar um itinerário de oração, lendo um trecho bíblico por dia ou usando livros de reflexão específicos para o Advento. Isso ajudará a fazer do Advento um tempo de crescimento na fé.
4. Busque viver a alegria e a esperança no cotidiano
O Advento nos chama a viver a alegria e a esperança, independentemente das circunstâncias. A verdadeira alegria do Advento não está nas festas ou nas compras de Natal, mas na expectativa da vinda de Cristo.
Encontre momentos de alegria em simples gestos cotidianos: um sorriso, um abraço, a companhia da família ou o tempo dedicado a ajudar alguém. Lembre-se de que viver com esperança é uma forma de testemunho cristão, refletindo a luz de Cristo nas situações mais simples da vida diária.
Outras dicas para desacelerar no Advento:
• Desafie-se a fazer um jejum de mídia social por alguns dias, ou escolha um tempo específico para ficar desconectado.
• Realize gestos de caridade com aqueles que mais precisam.
• Busque espaço de silêncio e oração em momentos variados do seu dia.
Ao seguir essas dicas simples, podemos viver um Advento mais profundo, centrado e cheio de paz, permitindo que a luz de Cristo ilumine nossas vidas e nos conduza à verdadeira alegria do Natal.
Oração na minha cozinha
Conheça a oração “Na Minha Cozinha”, ensinada pelo Padre Célio, e veja como encontrar Deus nas pequenas tarefas do cotidiano.
CNBB divulga mensagem de Natal clamando pela Esperança
Cardeal Jaime Spengler, Dom João Justino de Medeiros Silva, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa e Dom Ricardo Hoepers assinaram a mensagem pedindo por mais esperança em nosso país.
Que tal escrever uma cartinha para o Menino Jesus?
Neste Natal, incentive as crianças a escrever uma cartinha ao Menino Jesus, pedindo virtudes que as ajudem a ser melhores, como Ele ensinou.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.