A vida cotidiana está cheia de desafios, responsabilidades e agitação. Em meio a tudo isso, muitas vezes perdemos de vista a beleza da simplicidade, uma virtude essencial em nossa caminhada cristã. Esta virtude nos permite estar em contato com aquilo que é essencial.
Em um mundo que se afasta do essencial, buscando encher o coração com coisas supérfluas e passageiras, Deus nos dá, em Maria, um exemplo de como viver na humildade e simplicidade, pois os pequenos serão exaltados aos olhos do Senhor.
Assim nos diz Maria no cântico do Magnificat:
“Meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque Ele olhou para a humildade de sua serva.” (Lc 1, 47-48)
Maria vivia no pequeno povoado em Nazaré, em uma vida simples e oculta. Após a Anunciação, sua vida permaneceu exteriormente a mesma, mas internamente ela carregava o imenso mistério da maternidade divina. Essa experiência não a tornou altiva, mas sim mais humilde.
Maria reconhecia que tudo era graça e dom de Deus e respondia a essa graça com serviço e disponibilidade, como vemos em sua visita a Isabel. Ela, a “serva do Senhor”, realizou com humildade as tarefas da vida cotidiana ao lado de Jesus e José, meditando silenciosamente todas as coisas em seu coração. Podemos imaginar a beleza simples da vida da Sagrada Família de Nazaré, repleta do amor de Deus.
Durante a vida pública de Jesus, Maria aparece de forma simples e discreta, mas com uma presença delicada e atuante. Assim vemos nas Bodas de Caná. Maria, atenta às necessidades dos outros, pede a Jesus que realize seu primeiro milagre. Ela não estava ali para ser servida, mas para servir e cooperar com Jesus em sua missão redentora. Sua atitude em todo momento é sempre a de conduzir todos a Jesus, seu Filho: Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2,5)
A nossa vida cotidiana pode ser bela se estiver cheia da presença de Deus. Crescer em simplicidade e humildade agrada a Deus, pois seu Filho Jesus se fez como um de nós como nos diz São Paulo em sua carta aos Filipenses: “esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo.” (Fl 2, 6-11).
Leia MaisConhecendo um pouco mais a Maria: uma introdução à Mariologia As Lições que aprendemos de Maria em sua visita a Isabel3 livros para crescer na devoção a Maria
A simplicidade de Maria é um maravilhoso testemunho de como podemos viver nossas vidas de maneira mais plena.
Em uma sociedade que muitas vezes valoriza a ostentação e a complexidade, seguir o exemplo de Maria nos ajuda a encontrar beleza na humildade e a verdadeira grandeza na simplicidade, pois através destas virtudes poderemos reconhecer a presença de Deus em nossas vidas.
Maria, a humilde serva do Senhor, nos mostra que a simplicidade é uma virtude importante que pode transformar nossas vidas e fazer com que nos aproximemos mais de Deus e dos irmãos. A simplicidade também nos ajuda em nossas relações humanas, pois nos leva a ver o essencial e mais importante em cada pessoa.
Que possamos, como Maria, viver cada dia com um coração humilde e um espírito disposto a servir, encontrando alegria nas pequenas coisas e, que possamos aprender com seu exemplo, buscando a beleza da simplicidade em tudo o que fazemos.
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.